9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: Câmara apoia jovens empreendedores

Viana do Castelo: Câmara apoia jovens empreendedores

Foram hoje assinados os protocolos que estabelecem o compromisso entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e os jovens vencedores responsáveis pelos nove projetos de talento e empreendedores selecionados. Os concursos “Viana Jovens Empreendedores” e “Viana Jovens Com Talento” visam apoiar a juventude do concelho e vão distribuir um valor global de 90 mil euros pelos projetos vencedores.

De acordo com o Presidente da Câmara, José Maria Costa, a juventude “traz um perfume diferente, uma abordagem nova e iniciativas inovadoras”. O edil destaca o facto de estes concursos trazerem “uma brisa de frescura” repleta de “inovação cultural e empreendedorismo”.

Já a Vereadora com o pelouro da Juventude, Carlota Borges, frisou os projetos inovadores que venceram os concursos e a “consciência ambiental” apresentada pelos jovens.

Assim, foram selecionados seis projetos para a iniciativa Viana Jovens com Talento, que serão apoiados com 50 mil euros. O primeiro lugar foi atribuído a “Andaime de Maio” (14.535 euros), o segundo a “Arte Urbana, vamos reabilitar Viana!“ (3.100 euros), o terceiro lugar a “Recycled Dot’s” (5 853,58 euros).

A quarta posição foi atribuída a “VIMAGIA – Festival de Magia” (8 497,48 euros), a quinta a “Viagem musical pela história, arquitetura e arte da cidade do Lima” (11 371 euros) e o sexto lugar a “AN-TRE Programa intensivo de dança contemporânea” (6 642,94 euros).

Numa cidade em que a tradição, cultura e artes em geral tanto nos dizem, o concurso Viana Jovens com Talento apoia jovens promissores que, por vezes, não avançam com os seus sonhos por falta de disponibilidade financeira.

Neste projeto inserem-se todos os projetos diretamente relacionados com as diversas artes: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, digital, multimédia, e tudo o que permita pôr a imaginação em prática e os sentimentos a descoberto.

Foram também escolhidos três projetos para a iniciativa Viana Jovens Empreendedores, que vão receber um total de 40 mil euros. O primeiro lugar foi atribuído a “Stray Dogs Handmade Surfcrafts” (15 mil euros), o segundo lugar a “SÁMAR, COM ORIGEM NO MAR” (13.650 euros) e o terceiro a “Hachiko” (11.350 euros).

Com esta iniciativa pretende-se fomentar a criação de novos projetos empreendedores que podem ser dirigidos à cidade e ao público em geral ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de financiamento.

Pretende-se promover a seleção de ideias/projetos, em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego; capacitar os empreendedores no desenvolvimento e melhores das suas ideias/projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam validar/consolidar as mesmas e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares