12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: 173º Aniversário de elevação a cidade celebrado com entrega...

Viana do Castelo: 173º Aniversário de elevação a cidade celebrado com entrega de títulos honoríficos

abelo6906_2
Na passada sexta-feira, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebeu a Sessão Solene Comemorativa do 173º Aniversário de Elevação de Viana do Castelo a Cidade por D. Maria II. Na cerimónia, que deveria ter acontecido a 20 de janeiro e teve de ser adiada devido à situação pandémica, a comunidade vianense demonstrou o seu apreço institucional aos cidadãos e instituições que têm honrado, prestigiado e promovido Viana do Castelo, contribuindo para o seu progresso, desenvolvimento e prestígio nacional e internacional.

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, recordou que o ano de 2021 ficou marcado pela conclusão da eletrificação e modernização da Linha Ferroviária do Minho e pela conclusão do Acesso Rodoviário do Porto de Mar de Viana do Castelo, desde o Cabedelo até ao nó de Neiva da A28.

O edil destacou ainda a melhoria da acessibilidade marítima do Porto de Viana do Castelo com o rebaixamento do canal de acesso e, em especial aos Estaleiros Navais, que ficará concluída até meados de junho.

José Maria Costa realçou a elaboração da Agenda de Inovação, auscultando e registando ideias e projetos para serem integradas na estratégia de desenvolvimento do Município para esta década. Também foi iniciada a preparação da Agenda do Mar, que pretende mobilizar vontades e projetos para uma maior afirmação de Viana do Castelo na Economia do Mar, atraindo mais recursos financeiros quer públicos quer privados para projetos de investigação, empresas e atividades ligadas à proteção e sustentabilidade dos recursos marinhos.

O Município está também a preparar a Cidade Europeia do Desporto, que se realiza em Viana do Castelo no ano de 2023. Para este objetivo, conta com a colaboração do movimento associativo e empresarial, criando as melhores condições para um aumento da atividade física e desportiva dos vianenses. Nesse contexto, está em curso um ambicioso programa de construção e requalificação de infraestruturas desportivas, que inclui a construção da Praça Viana e a requalificação do Pavilhão José Natário.

A Sessão Solene atribuiu títulos honoríficos de Cidadão de Honra, Cidadão Honorário, Cidadão de Mérito e Instituição de Mérito que prestam homenagem às personalidades e às instituições que, nas mais diversas áreas, se destacaram pelos notáveis serviços prestados a Viana do Castelo, ao país e ao mundo através do seu trabalho, da sua arte ou da sua dedicação.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares