17 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 25 Junho, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo: requalificação da Praia Norte vai avançar no âmbito do...

Viana do Castelo: requalificação da Praia Norte vai avançar no âmbito do Polis Litoral Norte

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, reuniu-se ontem com dois concessionários dos bares da Praia Norte, local onde irão decorrer obras no âmbito do Polis Litoral Norte. Em concreto: a “empreitada de defesa costeira e protecção de pessoas e bens da frente marítima” e de “requalificação da frente marítima”.

Os dois concessionários dizem estar satisfeitos com a empreitada realizada com o objectivo de  impedir a erosão. Segundo os proprietários, há mais de duas décadas que vivem “no fio da navalha”, temendo diariamente pela segurança de pessoas e bens. Por isso, e apesar dos inconvenientes da obra, estão totalmente de acordo com o projecto.

Os empresários apontam as questões de segurança, o medo que sofrem em altura de marés vivas e temporal, o tempo que são obrigados a parar pelos danos provocados pelo mar e mesmo situações em que foram obrigados a evacuar os cafés para salvaguardar a integridade física dos clientes como razões mais do que suficientes para justificar a intervenção.

Entretanto, e enquanto decorre a empreitada, vão ficar temporariamente alojados mais a norte.

Segundo avançou o autarca vianense, a praia terá “uma área de fruição pública de qualidade quatro vezes superior à actual, com mais segurança, com duas rampas de acesso para deficientes, melhores equipamento para todas as idades, áreas verdes e de lazer, uma melhor defesa da praia da agressão do mar e com mais estacionamento”, já que o espaço de aparcamento passa dos actuais 204 lugares, para 284, incluindo ainda estacionamento para autocarros.

Numa primeira fase da empreitada, considerada de emergência, estão previstas obras de consolidação de infra-estruturas de protecção da erosão costeira, redes de infra-estruturas necessárias e o reordenamento do estacionamento.

Na segunda fase, está prevista a execução de praças temáticas, instalação de mobiliário urbano e equipamento de recolha de lixo, árvores e vegetação, sinalização e iluminação pública e remates de infra-estruturas.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares