“Turismo de Natureza: balanço e perspectivas 2014-2020” é o tema do seminário de encerramento do projecto de cooperação transfronteiriça “Valor Gerês-Xurés”, que vai ser realizado amanhã, em Melgaço, na Porta de Lamas de Mouro.
Co-financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha-Portugal 2007-2013, o projecto foi dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, envolvendo ainda outros parceiros como a Deputación e o Ayuntamiento de Ourense ou a Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima.
O objectivo foi promover o turismo sustentável através da estruturação da oferta em torno da “Rede de Portas do Parque” e da criação de valor acrescentado aos recursos e produtos endógenos do Parque Transfronteiriço do Gerês-Xurés.
O seminário, que irá decorrer durante todo o dia, será integrado por dois painéis temáticos e uma mesa redonda, para apresentação dos principais resultados do projecto, e discussão e análise dos principais instrumentos de planeamento do turismo sustentável no novo ciclo de programação 2014-2020 e dos modelos de promoção do turismo de natureza.
Um dos momentos altos do seminário será a assinatura de um protocolo para a promoção conjunta do desenvolvimento turístico e do potencial endógeno da Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês-Xurés, pelos autarcas do território do Parque Nacional da Peneda-Gerês e os alcaldes do Parque Natural da Baixa Límia Serra do Xurés.