24.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoValença: Exposição "Lenços dos Namorados" para visitar até ao final do mês

Valença: Exposição “Lenços dos Namorados” para visitar até ao final do mês

Versos soltos de amor, nos emblemáticos lenços dos namorados, com mensagens contra a violência doméstica, é o tema da original exposição que está patente na Biblioteca Municipal de Valença, até ao final do mês de fevereiro.

A iniciativa é do Projeto Recomeçar + Perto, do Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (CAVVD) e conta com 30 trabalhos, elaborados pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Valença, da APPACDM de Valença e muitas outras instituições de solidariedade social de todo o Alto Minho.

ValençaLenço2

Exemplo de versos de dois lenços:

Oferessi-te o meu amor/Num o souveste gardar/Agora estou libre e feliz/Só a mim quero agradar”

Utentes da APPACDM Valença

Meu curaço partiste/e a chabe deitei fora/nunca o nosso amor sentiste/e por isso hoje vou embora”

Utentes da Santa Casa da Misericórdia de Valença

A exposição pode ser visitada, no hall central, da Biblioteca Municipal de Valença, de Segunda-feira a a Sexta-feira das 9h00 às 18h00 e aos sábados das 9h30 às 12h30.

Os Lenços dos Namorados fazem parte do imaginário popular valenciano, dos álbuns de recordações dos nossos avós e são marca dos trajes tradicionais dos nossos agrupamentos folclóricos.

O lenço era parte integrante do traje feminino e tinha uma função decorativa. Por norma eram lenços quadrados, bordados em linho e marcados pelos versos populares e motivos florais. Para além do aspeto decorativo o Lenço dos Namorados estava associado ao ato de conquista do namorado.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares