A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Valença comemorou 105 anos ao serviço da comunidade, tendo por ponto alto a bênção de um novo camião cisterna de apoio à atividade da corporação.
Este novo equipamento enquadra-se na modernização dos meios de intervenção da corporação que, em breve, espera, também, receber duas novas ambulâncias.
As comemorações iniciaram com um Dia Aberto à Comunidade, descentralizado na freguesia de Gandra. Esta foi uma excelente oportunidade para mostrar os meios de prontidão e socorro e contou, ainda, com workshops, rastreio de pressão arterial e glicemia à população e um simulacro de salvamento em incêndio.
A sessão solene, a atribuição de honras e distinções, a bênção de novo veículo, a parada e o desfile motorizado decorreram no quartel-sede.
O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, marcou presença nas comemorações e destacou na sua intervenção, na sessão solene, que “os bombeiros são fundamentais para a proteção, a segurança e o bem-estar dos nossos concidadãos. Investir nesta nobre instituição é investir na proteção e na segurança da nossa comunidade, sendo, por isso, uma prioridade.”
A Câmara Municipal tem manifestado o seu papel de parceiro ativo, de primeira linha, no apoio à resolução dos problemas que esta instituição enfrenta, o que permitiu, nos últimos tempos, a legalização do quartel-sede, a reparação da auto escada e a aquisição de um compressor para a recarga das ARICA.
A Câmara Municipal assumiu já, também, o compromisso para 2025 de apoiar na remodelação do quartel-sede e na aquisição de um veículo de combate a incêndio, com características próprias para atuar no interior da Fortaleza.
O compromisso de apoio da Câmara Municipal à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença permitiu, nos últimos três anos, a transferência de apoios municipais num valor próximo dos 420 mil euros.
Em 12 de outubro de 1910 um grupo de jovens organizou um sarau musical na Fortaleza. Este foi o primeiro ato do germinar de uma ideia e um objetivo que esteve na base da criação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença, instituída oficialmente em 1919 e que este ano evocou a profícua data do seu 105º aniversário.