Quando em 2005 Fernando Rocha se viu no desemprego, depressa intuiu que só lhe restavam duas hipóteses para resolver o seu problema: ou voltava a emigrar como já havia feito no passado, ou criava o seu próprio emprego. Voltar a deixar o país de origem era para Fernando Rocha o último recurso e por isso a solução foi montar o seu próprio negócio, algo que lhe garantisse trabalho para ele e para a mulher. Sem uma ideia definida daquilo que queria, pensou numa lavandaria, num minimercado, num café, mas acabou nos pneus.
O negócio começou pequenino mas foi crescendo e hoje, a “Rocha Pneus” é líder de mercado no Alto Minho. Só para se ter uma ideia em 2014 a empresa vendeu mais de 10 mil pneus, um número que em 2015 o empresário quer ver ultrapassado. A história desta empresa que hoje é um caso de sucesso conta-se em poucas palavras.
“Esta empresa surge em 2006 com o objetivo de criar dois postos de trabalho, em para mim e outro para a minha mulher. Desde daí temos trabalhado sempre na mesma linha, ou seja, prestar um bom serviço aos clientes”.
O que começou por ser um emprego para duas pessoas foi crescendo e hoje a realidade é bem diferente.
“Isto começou a crescer e para conseguirmos dar resposta ao mercado, cada vez mais exigente, tivemos que investir muito em termos de tecnologia para conseguirmos dar resposta a novas viaturas que foram surgindo no mercado”.
Neste momento a “Rocha Pneus” dá trabalho a nove funcionários e continua a crescer, um crescimento que se traduz na recente abertura de um novo espaço na freguesia de Vila Franca.
“Foi um crescimento que foi acontecendo pouco a pouco. O novo espaço é uma loja que já estava no mercado há 16 anos mas, como não se atualizou, acabou por ser ultrapassada e absorvida pela nova tecnologia. A loja estava à venda e nós decidimos adquiri-la cobrindo desta forma um outro mercado”, revela.
Mas o que distingue esta loja e o que a torna tão atrativa aos olhos dos clientes? Fernando Rocha fala na diversidade de serviços.
“A Rocha Pneus oferece muita coisa, desde tecnologia, passando pela inovação. Fomos os primeiros em 2006 a trazer o nitrogénio para o mercado e os alinhamentos em 3D. De facto a aposta na tecnologia de vanguarda te sido o nosso grande trunfo. Isso permite-nos servir bem o cliente, dar-lhe confiança e demonstrar que o nosso serviço é bom e bastante profissional”, explica.
Mas não é só a tecnologia de ponta que torna a empresa atrativa, os preços são bastante competitivos o que também agrada aos clientes.
“Embora o preço não seja a nossa prioridade tentamos que os preços sejam os melhores. Mas deixe-me dizer-lhe que ara nós isso não é a prioridade, para nós o mais importante é fazermos o serviço bem feito e darmos confiança ao cliente. O preço é relativo embora eu reconheça que temos bons preços porque também compramos bem”, revela o empresário.
Dar resposta a todas as solicitações dos clientes é outro dos objetivos da empresa.
“Tentamos sempre dar essa resposta e de uma forma geral conseguimos, a não ser que o produto esteja descontinuado ou a fábrica já não fabrique. Temos várias marcas e várias medidas de pneus e normalmente o que os outros não têm, nós conseguimos. A mensagem que passa é: vai ao Rocha que ele tem… É um bom slogan”.
Atualização e formação constante quer dos funcionários quer da própria empresa é a grande aposta da “Rocha Pneus”.
“Temos que estar atualizados e perceber quais as necessidades do mercado mas, para conseguirmos dar essa resposta, temos que investir constantemente na formação. Tem que ser assim porque quem não conseguir dar resposta acaba por ser absorvido pela concorrência”, aponta.
Vender pneus não foi uma escolha de Fernando Rocha mas sim uma necessidade. Não está arrependido mas admite que é uma vida muito presa. “Em 2005 fiquei sem trabalho e tive que fazer alguma coisa porque emigrar era algo que eu não queria. Pensei em muitas coisas e quando me apareceu este negócio decidi avançar. Fazíamos limpeza de carros, de estofos, montagem de pneus e alinhamento de direções. Com o tempo especializamo-nos na montagem e venda de pneus e hoje é essa a nossa grande aposta”.
Para além da venda de pneus, que é a base do negócio, a empresa também se dedica aos serviços rápidos de mecânica dando assim inúmeras respostas aos clientes.
“Repare numa coisa, não faz sentido o cliente vir aqui, por exemplo, alinhar uma direção e por ter uma rótula gasta ter que ir a outro sítio para a trocar. Que diz alinhar uma direção pode também ser uma suspensão, etc. O que nós fazemos é tentar resolver pequenos problemas de uma forma rápida, através dos nossos serviços”.
Com clientes espalhados por toda a zona norte, a “Rocha Pneus” tem como objetivo crescer e consolidar-se no mercado. No ano passado a empresa vendeu cerca de 10 mil pneus, mas em 2015, com a nova loja em Vila Franca, o objetivo é chegar aos 15 mil.
“Há cerca de um mês abrimos esta nova loja e agora o nosso objetivo imediato é dotá-la do equipamento necessário para que consiga dar a melhor resposta aos clientes. Isso vai obrigar a um investimento grande porque temos que comprar máquinas novas. Mas temos que o fazer para conseguimos dar as melhores respostas aos clientes.”
Levantar a nova casa e colocá-la ao nível da “casa mãe” na Meadela, é o grande desafio que a “Rocha Pneus” tem pela frente.
“Em termos técnicos a empresa está a faturar muito bem e o nosso objetivo é que no próximo ano possa faturar ainda mais. O nosso objetivo é aumentar 30% e desenvolver esta casa no sentido que daqui a um ano ela esteja a funcionar a 100 por cento”, rematou.