19.7 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioNão CatalogadaV.P.Âncora: Investimento de 9 milhões transforma antiga Ancorensis numa Estrutura Residencial para...

V.P.Âncora: Investimento de 9 milhões transforma antiga Ancorensis numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

O complexo da antiga escola “Ancorensis”, em Vila Praia de Âncora, vai dar lugar a uma moderna ERPI – Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas, num invesVtimento global de nove milhões de euros, que dentro de cerca de dois anos e logo numa fase inicial criará quatro dezenas de empregos. Trata-se de um investimento privado que responde às necessidades do mercado, com capacidade para atrair utentes nacionais e estrangeiros e potenciar o emprego e a economia local do concelho de Caminha.
O projecto foi apresentado hoje de manhã, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.  O arranque deste investimento privado vai acontecer já a partir do mês de maio.

Segundo a Câmara de Caminha, trata-se de um investimento que responde a necessidades do mercado, uma vez que há cada vez mais idosos a necessitar de diferentes respostas. De realçar que a nova ERPI terá capacidade para 120 utentes, a que se somam mais três dezenas na valência de centro de dia, e outros 50 em regime de apoio domiciliário.
A ERPI disporá de quartos amplos, individuais e duplos, mas também de apartamentos de tipologia um, para pessoas que desejem beneficiar das valências coletivas, mas que tenham autonomia. Haverá ainda ginásio, biblioteca, espaços de lazer e outros. Na apresentação feita pelos arquitetos foi sublinhada a funcionalidade do complexo, que manterá genericamente a estrutura exterior atual, mas onde houve a preocupação de construir espaços verdes, potenciar o ar livre e as entradas diferenciadas para as diferentes valências e apartamentos.
A abrangência do projeto leva a que tenha em vista não apenas o mercado local ou mesmo nacional, mas também externo.

A Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas nasce num local de grande centralidade, onde vai conviver com uma área habitacional, mas também com diversos equipamentos, desde logo o Centro de Saúde, pavilhão municipal, GNR, piscina municipal e escola, a que se juntará em breve mais uma escola e uma academia de música, equipamentos em construção.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares