Na impossibilidade de organizar as tradicionais festas de Natal da Autarquia comas Escolas e o as IPSS’s onde imperava a confraternização,o diálogo e a alegria,a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira adaptou-se ao contexto Covid-19 e não deixou passar em branco esta quadra especial junto das crianças e dos seniores do concelho. Turma a turma e IPSS a IPSS, o executivo municipal entregou, em segurança, os simbólicos presentes de Natal, com votos de Boas Festas com saúde.
Dando cumprimento às regras emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Governo, a autarquia cerveirense começou por preparar atempadamente as centenas de sacos e caixas, por forma a garantir o período de quarentena necessário, permitindo a abertura no ato da entrega.
Distribuídas por turmas e tendo como palco os espaços mais amplos das escolas, as cerca de 500 crianças do pré-escolare do 1º ciclo do concelho foram presenteadas com três ‘miminhos’ entregues pela Vereadora Aurora Viães, e com uma reação consensual: suspiros de admiração e rasgados sorrisos!
Assim, prenda número 1, um saquinho de pipocas para desfrutar em pleno da prenda número 2, a visualização do filme de animação “Klaus”, que conta a história de uma amizade improvável entre um carteiro egoísta e um solitário fabricante de brinquedosquevãolevar alegria e entusiasmo ao lugar mais frio, sombrio e infeliz do mundo. A prenda número 3 foi uma mochila personalizada do “Na’tal Cerveira” com uma ‘viagem’segurano seu interior, concretizada pela leitura de uma bonita história infantil.
Por se tratar de um ano diferente para todos, devido à pandemia Covid-19, o executivo municipal decidiu alargar a entrega da oferta de Natal também aos alunos do 2º e 3º ciclos e secundário, num total de 700. E porque é Natal, uns saborosos chocolates sabem sempre bem!
Às seis Instituições Particulares de Solidariedade Social com sede no concelho de Vila Nova de Cerveira, e sem descurar as restrições especificamente impostas, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, e a Vereadora, Aurora Viães, concretizaram a entrega de um pequeno ‘miminho’ natalício à porta de cada IPSS, para que cada direção técnica o distribua pelos seus utentes e colaboradores, num total de 450.