15.8 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoTemas de Queen, Elton John, Coldplay e The Beatles cantados à...

Temas de Queen, Elton John, Coldplay e The Beatles cantados à capela pelos Contraponto em Cerveira

O Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira vai receber, este domingo, dia 23 de junho, um concerto no qual se vão cantar à capela temas de Bee Gees, Queen, Elton John, The Beatles, Coldplay, Simone de Oliveira e José Afonso. O momento terá como protagonistas os Contraponto, grupo de jovens cantores que esteve em destaque no programa Got Talent Portugal, da RTP1, no qual foi finalista.

Os Contraponto vão interpretar 12 temas, todos à capela – como, de resto, é a sua imagem de marca – sendo que um deles será uma estreia absoluta, já que será apresentada pela primeira vez a Canção da Lenda do Cervo Rei, que se debruça sobre a famosa lenda local que narra a história de um Cervo que na verdade era um veado e que tinha o sonho de transformar Cerveira na terra onde quem mandava era um veado e que os homens lá não podiam entrar (consultar a lenda aqui: https://senteahistoria.com/2018/04/05/a-lenda-do-cervo-rei/). A obra foi encomendada pelo projeto Sente a História, contando com música de Fernando C. Lapa e letra do cantor repentista Augusto Canário.

O concerto decorre no âmbito da iniciativa Sente a História está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o vigésimo sétimo concerto da iniciativa, que tem como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, a iniciativa Sente a História contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara).

Antes do concerto, pelas 21h30, realizar-se-á a visita guiada e animada à Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira, um momento que irá contar com a “presença” de El-Rei D. Manuel…

O concerto e a visita têm entrada gratuita.

 

Sobre os Contraponto

Os Contraponto são um grupo de jovens cantores que em setembro de 2012 se juntaram com o objetivo de fazer boa música, com qualidade e profissionalismo. Apresentam-se como grupo a cappella, interpretando obras de variados estilos como música clássica, jazz e pop.

O lançamento do seu primeiro videoclip, em 2013, de um medley dos Coldplay no qual cantaram a cappella os maiores êxitos desta banda de renome num arranjo próprio e único, fez com que ganhassem bastante reconhecimento nacional.

Desde a conceção do grupo, atuaram em várias salas do país como o Teatro Municipal Sá de Miranda e Centro Cultural de Viana do Castelo, Teatro Municipal de Vila do Conde, Cine-Teatro Garret (Póvoa de Varzim), Auditório Municipal de Esposende, CAE Figueira da Foz, Auditório Vita (Braga), Cine- Teatro João Verde (Monção), Pavilhão Multiusos de V. N. de Cerveira, Teatro Sá da Bandeira (Porto), Cine-Teatro de Estarreja, entre outros.

No início de 2015 lançaram – juntamente com Rita Redshoes – uma versão a cappella de uma música da autoria da conhecida cantora portuguesa, “Blood deal”. Em setembro de 2015 publicaram um novo videoclip – um medley de músicas do filme da Disney “Rei Leão” – que em menos de duas semanas atingiu as 280 000 visualizações no YouTube e que passado um ano caminha para o meio milhão.

Em 2016, participaram no programa da RTP1 “Got Talent Portugal” onde chegaram à final, levando-os a um maior reconhecimento nacional.

Lançaram em 2017 o seu primeiro trabalho discográfico, tendo como bandeira o videoclip do single “À minha maniera”. Este CD conta com arranjos de músicas de artistas portugueses consagrados, interpretados exclusivamente a cappella. Todos os arranjos são da autoria dos Contraponto.

 

Sobre o “Sente a História”

O programa cultural “Sente a História – Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” apresenta características inéditas no país. Centrado na capacitação, valorização e no desenvolvimento de competências de diferentes gerações de músicos locais, bem como na criação de novos talentos, o programa decorre de 13 maio de 2018 a 20 de julho de 2019 e envolve os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

As bandas filarmónicas, com os novos maestros a garantirem o rejuvenescimento desta arte na sequência das ações de capacitação deste programa, vão atuar em contexto de concerto com interpretações surpreendentes com jazz, rock, fado, música barroca, popular ou erudita, em formato acústico ou com o som amplificado.

No que diz respeito aos coros, vai estar também patente o cruzamento da tradição com a inovação. Exemplo disso é o facto de o cantor popular repentista Augusto “Canário” ter escrito as letras das canções que vão invocar as lendas da região. Em paralelo, seis compositores de referência do jazz à música erudita (Afonso Alves, Eurico Carrapatoso, Carlos Azevedo, Fernando Lapa, Mário Laginha e Telmo Marques) compuseram sobre as palavras do sentir tradicional, 10 peças corais polifónicas dedicadas a uma lenda de cada município e, ainda, um Hino do Alto Minho. Vozes de todos os coros da região vão fundir-se no Coro Intermunicipal do Alto Minho, num gran finale a encerrar o projeto em julho de 2019, onde interpretarão todas as canções das lendas e o Hino do Alto Minho.

De modo a fomentar os tesouros patrimoniais do Alto Minho, os dias em que ocorrerem os concertos serão também de património aberto, ocorrendo ainda visitas e tours guiados.   Os horários das aberturas e os locais de interesse a visitar serão divulgados em www.senteahistoria.com, app e nas redes sociais da iniciativa. Em simultâneo irá decorrer um passatempo onde os visitantes poderão registar fotografias suas, tiradas nessas visitas e concertos, habilitando-se a ganhar vouchers para desfrutar em restaurantes da região.

A iniciativa é organizada pela CIM Alto Minho, produzida pela Eventos David Martins e cofinanciada pelo Norte2020 – Programa Operacional Regional do Norte e encontra-se integrada no Ano Europeu do Património Cultural em Portugal.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares