Um grande tremor desencadeado pelas mensagens dos principais bancos centrais continua a prejudicar a procura, levando a uma liquidação nos mercados globais de ações e commodities. Os preços do petróleo Brent caíram novamente abaixo de US$ 80 por barril.
A Rússia e a Arábia Saudita podem estar prontas para instar a maioria dos outros países exportadores a cortar as cotas de produção para nivelar o caminho para os preços dos combustíveis no médio prazo. De acordo com o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt), esta seria apenas uma lei natural de autopreservação para os países petrolíferos, mas tal resposta pode levar a economia europeia e o mundo inteiro a um défice e causar perturbações que só irão agravar as consequências já criadas por uma política monetária muito hawkish em combinação com uma crise monetária sentida pelos consumidores comuns.
A moeda europeia única ainda está a ser negociada perto das suas máximas do início do verão, acima de 1,06 em relação ao dólar, em contraste com a queda da libra esterlina, do dólar australiano e do dólar kiwi. Mas essa força também aumentou o custo das exportações europeias, prejudicando a competitividade das empresas no exterior. Uma taxa de câmbio mais alta forçou os índices europeus a cair acentuadamente antes do final de uma semana movimentada.
O que poderia dar errado imediatamente depois que os funcionários do Banco Central Europeu (BCE) finalmente optaram por um aumento menor da taxa em sua reunião, para levar a taxa básica de juros de 1,5% para 2,0%? Um passo menor é mais suave e, portanto, melhor para a economia da zona do euro, acredita o analista da TeleTrade. No entanto, o ponto era que o Conselho do BCE não poderia simplesmente mantê-lo baixo. Em vez disso, anunciou um programa de longo alcance do chamado QT (aperto quantitativo), o que significa mais uma lavagem de dinheiro da economia em dificuldades.
O BCE disse que precisaria aumentar as taxas de juros, mas aumentá-las “significativamente em um ritmo constante” para domar a inflação. A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse: “Se você comparar com o Fed, temos mais terreno a percorrer. Temos mais tempo para ir”. Além disso, ao comentar a última ação do BCE, ela comentou: “Quem pensa que isso é um pivô para o BCE está errado. Não estamos girando, não estamos vacilando, estamos mostrando determinação e resiliência em continuar uma jornada onde temos … Não estamos diminuindo a velocidade. Estamos no jogo longo.
O BCE também planeja fazer uma redução de 15 bilhões de euros em seu Programa de Compra de Ativos em quatro meses, o que representa cerca de metade dos resgates nesse período. A partir do início de março de 2023, prevê-se que o BCE comece a regularizar o seu balanço até ao final do segundo trimestre. Esta é outra parte de seu plano hawkish para reduzir a oferta de dinheiro aumentando as taxas em 100 pontos percentuais em 2023.
Como o BCE espera que uma recessão na região seja “relativamente curta e superficial”? Era uma opção que um plano de aumento de taxa mais acentuado pudesse ser anunciado reunião por reunião sem entregá-lo em um dia? Ninguém sabe a resposta para essas duas perguntas simples.
Sem surpresa, todos os principais índices europeus que foram recentemente atingidos pelas ações hawkish do Federal Reserve (Fed) dos EUA e pela queda de Wall Street em quase 4% estão acelerando para baixo. O índice Euro Stoxx 50 de blue chips perdeu quase 3% na data do anúncio do BCE e quase 1% mais nas primeiras horas de sexta-feira.
Isenção de responsabilidade:
As análises e opiniões fornecidas neste documento destinam-se exclusivamente a fins informativos e educacionais e não representam uma recomendação ou conselho de investimento da TeleTrade.
Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade