O Teatro Diogo Bernardes tem preparado um programa diversificado para o trimestre Janeiro-Março de 2015 na prossecução dos seus objectivos como serviço público de cultura, pelo que é de toda a oportunidade anunciar parte do programa já definido, divulgando-se, a seu tempo, outros espectáculos que se encontram em fase final de planificação e integração na programação.
Na área da música, podemos contar com Olavo Bilac no dia 16 de Janeiro, e com um concerto duplo com a presença de Grutera e dos Indignu no sábado dia 17 e de First Breath After Coma, no sábado 24 também de Janeiro. Haverá ainda lugar, a 25 de Janeiro, para a apresentação da primeira das Tardes de Folclore, em que participarão, no conjunto de três espectáculos, todos os grupos folclóricos do concelho de Ponte de Lima e cuja sequência ocorrerá a 8 e a 15 de Fevereiro, actuando seis grupos em cada espectáculo, bem como, a apresentação do espectáculo de dança, no dia 14, com os títulos “Gotículas do Tempo” e “Quotidiacho”, da responsabilidade da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
Janeiro trará a primeira co-produção do Teatro Diogo Bernardes na área do teatro, em 2015, com o Teatro O Cão Danado que levará à cena, em estreia nacional, o espectáculo “Não Era Uma Vez”, com textos de Adília Lopes, Alberto Pimenta, Ana Hatherly, Eduardo Valente da Fonseca, Fernando Pessoa, Herberto Hélder, Sophia de Mello Breyner, entre outros, numa encenação de Tiago Correia e interpretação da limiana Sara Barbosa e de Eliana Veríssimo. A estreia terá lugar a 31 de Janeiro, com repetição do espectáculo na tarde do dia seguinte.
Em Fevereiro, a música continuará a marcar a programação e dar-se-á início a um conjunto de quatro concertos da responsabilidade das quatro bandas filarmónicas do concelho: a 22 de Fevereiro, a Banda de Música de S. Martinho da Gandra; a 22 de Março, a Banda de Música de Ponte de Lima, em Abril no dia 19; a Banda de Música de Moreira do Lima e em Maio, em data a anunciar, a Banda de Música de Estorãos.
Em Fevereiro ainda o destaque para os concertos de B Fachada no dia 7 e dos Dead Combo no dia 20, um espectáculo na área da dança contemporânea – “End Of Transmission”, de Mariana Tengner Barros, pelo Ballet Contemporâneo do Norte, no dia 14 – e um espectáculo de teatro profissional no final do mês.
Março, mês do teatro, iniciará a exibição, tal como acontece todos os anos, dos grupos de teatro amador do concelho de Ponte de Lima, cabendo ao Duplaface – Companhia das Artes apresentar-se no dia 1. Estão ainda previstos mais dois espectáculos de teatro, um já confirmado – “A Farsa”, de Raúl Brandão, pela companhia profissional As Boas Raparigas Vão Para o Céu As Más Vão Para Todo o Lado, com encenação de António Júlio e interpretação de Maria do Céu Ribeiro – e outro, a 27, Dia Mundial do Teatro, cuja publicitação se realizará no decurso do mês de Janeiro, tal como acontecerá com o programa definitivo das Comemorações do Dia de Ponte de Lima – 4 de Março.
Março reserva-nos ainda alguns concertos: o grande nome da World Music Mísia, acompanhada ao piano pelo maestro napolitano Fabrizio Romano, com o espectáculo “Delikatessen Café Concerto”, do qual apenas se prevê a realização de cinco apresentações em Portugal; os They’re Heading West, que realizaram uma tour pelos Estados Unidos da América em 2014; Tape Junk com Frankie Chavez, que dispensam apresentações; e os Osso Vaidoso, com Ana Deus (ex-Ban e ex-Três Tristes Tigres) e o guitarrista Alexandre Soares (ex-GNR e ex-Três Tristes Tigres), acompanhados por um contrabaixista, com música e literatura, sob o título “Cidade Futura”, tendo por base textos de Mário Cesariny, Ângelo de Lima, Ernesto Melo e Castro, Alberto Pimenta e Regina Guimarães.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email [email protected].
https://www.youtube.com/watch?v=2WAlPpYn6ww