9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 26 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoSurf:Tomás Freitas sagra-se vice-campeão do mundo júnior

Surf:Tomás Freitas sagra-se vice-campeão do mundo júnior

 

KSWT-junior

O vianense Tomás Freitas arrecadou a prata, o melhor resultado para Portugal, no Mundial de Kneeboard, que terminou ontem, na Costa Nova, em Aveiro.

O atleta de para surfing do Surf Clube de Viana (SCV) estreou-se em grande numa competição mundial. Mesmo com condições de mar difíceis e sendo o único competidor com deficiência, sagrou-se vice-campeão do mundo na categoria Júnior nos Kneeboard Surfing World Titles.

 “Estou muito feliz! Atingi todos os meus objetivos: divertir-me, conhecer novas pessoas e ter um bom resultado em juniores”, refere o Tomás, acrescentando “este campeonato foi a minha grande motivação para treinar todos os dias este verão”.

O jovem atleta do SCV e elemento da sua equipa de para surfing tem 17 anos e espinha bífida. Em 2019, estreou-se na modalidade. Tudo começou com o programa “Náutica para Todos”, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela APPACDM − Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, em parceria com os clubes náuticos locais. O “Náutica para Todos” pretende promover a prática dos desportos náuticos junto da população portadora de deficiência.

Para João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, “o resultado conseguido pelos nossos atletas foi muito bom e a qualidade de surf do Tomás valeu um resultado histórico para Portugal.”

Considera também que o feito do Tomás frente a atletas sem deficiência “poderá motivar mais jovens a praticarem para surfing”.

É com emoção que Tomás Freitas recorda também a sua participação na categoria Open Men nesta edição Costa Nova Kneeboard Surfing World Titles. “A minha entrada num mar agreste de três metros, valeu-me uma grande ovação e muitos aplausos”.

Agradece todo o apoio que tem tido do SCV, dos seus treinadores, Tiago Prieto e Marco Areias, da sua equipa e da sua família, sobretudo do seu pai. Agradece também a Pedro Velhinho, presidente da Associação de Surf de Aveiro, o convite para participar no Mundial de Kneeboard, que se realizou pela primeira vez em Portugal.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares