12.4 C
Caminha Municipality
Sábado, 18 Janeiro, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaDesporto: Clube de Karaté de Caminha na Taça de Portugal

Desporto: Clube de Karaté de Caminha na Taça de Portugal

O Concelho de Caminha, estará presente na Taça de Portugal de Karaté que acontecerá na Póvoa do Varzim, dias 01 e 02 de outubro de 2022. Os atletas do clube Karaté de Caminha, convocados são o Daniel Seixas com 15 anos, residente em Vilar de Mouros, Beatriz Duarte com 16 anos, residente em Moledo e o José Pedro Domingues e a Beatriz Amorim, ambos com quinze anos e  residentes em Vila Praia de Âncora. Referir ainda que os mesmos atletas estarão ainda presentes no Dhammika Cup – Torneio Internacional de Karaté Multi-Estilos que se realizará em Beilstein na Alemanha no dia 19 de novembro de 2022. Os atletas irão acompanhados pelos Senseis João e Raul Verde e integrarão uma equipa da Associação de Karaté do Porto, que representará Portugal.

O Clube de Praticantes de Karaté de Caminha está filiado na Associação de Karaté do Porto e na Federação de Karaté de Portugal, o seu Dojo está sediado em Vila Praia de Âncora. Com cerca de 11 anos de existência, tem vindo a desenvolver um trabalho exemplar em prol da comunidade jovem do concelho, contando com excelentes resultados em torneios nacionais e internacionais.   O clube apresenta cerca de cem atletas federados todos jovens, estando previsto na época que está arrancar, participar em inúmeros eventos, nomeadamente no Campeonato Nacional de Karaté no escalão de Infantis. Referir que o clube dispõe de um conjunto de treinadores altamente qualificados, tendo uma equipa de competição que treina regularmente em Vila Praia de Âncora e no Porto.

O coordenador da formação do Clube de Karate de Caminha Sensei, João Sampaio, referiu o Karaté, como a melhor forma de atividade física para crianças e jovens e como prática regular durante toda a vida.

O Karate permite uma educação motora completa, reforçando todas as suas possibilidades educativas e psicomotoras, espaço/ tempo, proprioceptividade, lateralidade, lançar, puxar, empurrar, arrastar, pular, rolar, cair, coordenar, estimular a relação com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um suplemento à motricidade. A técnica e a tática desportiva desenvolvida no Karaté, além de promover uma aptidão geral ideal, permite também aos praticantes desenvolver competências de auto-defesa e a possibilidade de iniciarem uma carreira como futuros treinadores. Maria João Cadilha com 17 anos e natural de Cristelo, iniciou a prática do karaté há cerca de 11 anos no Clube de Karaté de Caminha, atualmente é cinto negro, tendo participado em inúmeras provas nacionais e internacionais, é a nossa primeira aluna a frequentar o Curso de Treinadores Grau 1, estando previsto realizar o seu estágio no seu próprio clube.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares