16.3 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 22 Abril, 2025
spot_img
InícioRubricasEmpreende +Sistema inovador de guia para cegos desenvolvido no minho

Sistema inovador de guia para cegos desenvolvido no minho

 

 

Conseguir que as pessoas invisuais se orientem de forma livre e independente em espaços públicos, sem terem de recorrer à bengala ou a um cão-guia, é o objectivo de um aparelho desenvolvido pela empresa “Moniz Dias” de Vila Verde.

O projecto, inovador e único no mundo, dá pelo nome de Guio Solid Step e é um sistema inteligente que pretende aumentar a autonomia e a mobilidade de pessoas cegas e amblíopes. Com um investimento de mais de 400 mil euros, o aparelho dá aos seus utilizadores um conjunto de informações que indentifica a área envolvente e todas as opções de movimentação e direção. Imagine que está num centro comercial, e que tem ao seu dispor um equipamento que lhe diz as lojas existentes no corredor onde você se encontra naquele momento. E à medida que vai caminhando, é informado das lojas que estão nas redondezas, bem como a sua direcção com base nos pontos cardiais. É essa a função do Guio Solid Step. António Babo, técnico responsável, contou ao Jornal C – O Caminhense como surgiu este projecto que já conquistou alguns prémios.

Imagem 2

“O projecto surgiu no âmbito da boa relação que temos com a Sonae Sierra e com a necessidade e preocupação daquele grupo em matéria de inclusão. O objectivo era incluir todas as pessoas, nomeadamente aquelas que possuem deficiência visual. A ideia é que essas pessoas pudessem usufruir de todos os serviços e aceder de uma forma perfeitamente normal a um centro comercial”, explica.

Vocacionada para o desenvolvimento de sistemas de grafismo e sinaléctica, a “Moniz Dias” aceitou o desafio lançado pela Sonae para desenvolver um sistema capaz de transmitir informações a quem não as pode ler.

“A ideia era criar um sistema que informasse as pessoas com deficiência visual, indicandolhes, por exemplo, onde ficam localizadas as escadas rolantes, as casas de banho, determinado tipo de serviços, lojas existentes numa determinada zona, etc.”, adianta.

Numa primeira fase o sistema de comunicação foi instalado em dois centros comerciais do grupo Sonae mas a ideia é que o sistema seja alargado a outros espaços públicos, como avança António Babo.

“Nesta fase inicial o sistema está disponível apenas em dois centro comerciais do país: o Norte Shopping em Matosinhos e Colombo em Lisboa. No entanto gostaríamos que no futuro o aparelho pudesse ser comercializado e instalado noutros locais, como por exemplo, transportes públicos, hospitais, serviços públicos, etc.”

Embora pensado inicialmente para ser aplicado apenas em centros comerciais, António babo garante que ele “é perfeitamente expansível a outro tipo de locais”.

Depois do hardware ter sido desenvolvido, a Moniz Dias estabeleceu uma parceria com a ACAPO, a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, para desenvolver e optimizar o Guio Solid Step, tornando-o assim no sistema de comunicação mais completo e avançado do mundo para invisuais.

Mas afinal como é que funciona este aparelho que pretende facilitar a mobilidade das pessoas com limitações visuais? António Babo explica:

Imagem 3

”Existem uma série de unidades básicas que estão colocadas ao longo do centro comercial localizadas em locais pré-definidos, onde queremos informar a pessoa sobre algo naquele local. O utilizador tem consigo um dispositivo móvel com 5 botões com várias funções, nomeadamente volume e informação. No fundo é um aparelho áudio que informa a pessoa do que existe em determinado local e para onde se deve dirigir mediante aquilo que procura.”

O aparelho dispõe ainda de uma bússola através da qual a pessoa é orientada.

Em cada centro comercial existem 6 dispositivos móveis o que significa que 6 pessoas podem usufruir do sistema ao mesmo tempo. Quanto às unidades base, ou seja aquelas que estão espalhadas, existem 200 divididas pelos dois centros comerciais.

Discreto e fácil de usar, o “guio” permite ao seu portador uma melhoria significativa da qualidade de vida, mantendo-o actualizado e proporcionando uma utilização agradável. 

“Se o utilizador chegar a um determinado local, por exemplo uma praça, através do sistema a pessoa pode ser informada que se virar para norte encontrará a casa de banho e assim sucessivamente.”

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares