9.8 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 22 Abril, 2025
spot_img
InícioNotíciasCulturaSinsal Primavera 2023 apresenta um alinhamento puramente feminino

Sinsal Primavera 2023 apresenta um alinhamento puramente feminino

 

A SinsalAudio apresenta o seu novo Sinsal Primavera, um ciclo de concertos puramente femininos com artistas como Ana Lúa Caiano, Ivankovà ou Angélica Salvi.

O festival Sinsal, a estrela que a agência cultural de Vigo SinsalAudio que organiza todos os verões na ilha de San Simón (Redondela, Pontevedra), recebeu o prémio de Melhor Contribuição para a Igualdade na última edição dos Iberian Festival Awards, alcançando o equilíbrio entre musicos dentro do seu festival. Aliás, este desígnio já se concretizara em anos anteriores como parte da essência do festival insular, que o SinsalAudio decidiu expandir em forma e conteúdo e alargar a mais um concurso e mais uma vez através do Sinsal Primavera, que se vai realizar nos dias 19 e 20 de maio no MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Vigo) e na Sala Radar de Vigo .

A programação deste novo evento da SinsalAudio, que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Vigo e o apoio do Instituto Camões, é composta por cinco projetos dinamizados exclusivamente por mulheres e da península Ibérica, Suíça e Turquia. Como é habitual em cada evento realizado pela promotora vigonesa, o Sinsal Primavera caracteriza-se por ter nomes dificilmente encontrados noutros eventos musicais pela sua singularidade, espírito experimental e modernidade.

Assim, no dia de abertura do Sinsal Primavera, sexta-feira, dia 19 de maio, irá atuar Angélica Salvi (no MARCO, às 20h30), harpista espanhola residente no Porto e dedicada à improvisação no âmbito da música e da música contemporânea, e Ece Canli (MARCO, 21h30), artista e investigadora turca também sediada no Porto que explora o desengajamento do corpo e da mente e as expressões extralinguísticas através de técnicas vocais.

No dia seguinte, sábado, 20 de maio, será a vez do Swiss Superorganismus (MARCO, 20h30), proposta cooperativa e horizontal de Tramontana e Luz González a partir de peça eletroacústica para flauta, viola, harpa e eletrônica em vivo; pela espanhola Ivankovà (MARCO, 21h30), pseudônimo da compositora Irene de la Cueva, autora de estruturas repetitivas que se transformam em mantras que geram diferentes atmosferas; e Ana Lúa Caiano (Sala Radar, 23h00), com entrada gratuita para os portadores de bilhetes para as sessões do MARCO, cantora, compositora e artista multidisciplinar portuguesa focada na fusão do folclore do seu país com a eletrónica e sonoridades do quotidiano.

A vanguarda musical feminina vai florescer em meados de maio graças ao Sinsal Primavera. Mais informação no sitio da web: https://festival.sins.al/gl

Todos os horários estão na hora local.
Fotografia de Ana Lúa Caiano: Miguel Estima

sinsal-primavera-cartel

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares