Ponte de Lima terá assegurado um retorno económico de cerca de 3,5 milhões de euros em resultado da participação do município na organização e acolhimento da edição 2016 do Rally de Portugal.
É pelo menos o que revela o “Estudo do Impacto Direto do WRC Vodafone Rally de Portugal na Economia do Turismo”, da responsabilidade do CIITT (Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo), sob a coordenação do professor Doutor Fernando Perna.
Ainda segundo o Estudo em causa, divulgado pela autarquia limiana, o retorno direto é efetuado maioritariamente no setor da restauração (alimentação e bebidas), transportes internos e alojamento.
“Estes dados vêm demonstrar a importância e ganhos locais proporcionados pelo evento atestando quanto à estratégia que tem vindo a ser preconizada pelo Município no respeita à aposta num calendário diversificado de eventos, realizados durante todo o ano, com destaque para aqueles de dimensão e projeção internacional, como é o caso do Rally de Portugal e o seu importante contributo na economia local contribuindo, de forma inequívoca, para a competitividade e identidade da escala regional”, pode ler-se num comunicado.
A autarquia acrescenta que “o Município de Ponte de Lima continua a apostar e a querer envolver-se ainda mais na organização deste evento. Assim, para além do apoio logístico que é normalmente dado, o apoio financeiro para edição de 2017 será relativamente superior ao assumido em anos anteriores, no total de 57.000,00 €, o que efetivamente se justifica perante o retorno económico expectável, estando positivamente demonstrada a taxa de rentabilidade do investimento efetuado. Esta aposta passa nomeadamente por ter sido incluída, na edição deste ano, a passagem dos carros das várias equipas pelo Centro Histórico de Ponte de Lima, o que não só dará uma maior visibilidade ao evento, como atrairá um maior número de turistas e visitantes à Vila mais antiga de Portugal. Esta será também uma oportunidade de dar a conhecer o grande valor histórico, arquitetónico e patrimonial do nosso Centro Histórico”.
O WRC Vodafone Rally de Portugal 2017 irá realizar-se de 18 a 21 de maio, estando a etapa de Ponte de Lima agendada para o dia 19.