8.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraLítio: Movimento SOS Serra d'Arga e colectivos galegos promovem acção simbólica na...

Lítio: Movimento SOS Serra d’Arga e colectivos galegos promovem acção simbólica na Ponte da Amizade

IMG_20200915_124316_282

No próximo sábado dia 19 de Setembro às 10:00 (11:00 galegas) irá decorrer, na Ponte Internacional da Amizade, em Vila Nova de Cerveira, um acto simbólico de união das populações e autarquias das margens do Rio Minho. A acção consistirá no desfraldamento de faixas em sinal de protesto contra o projecto de mineração que o Estado Português pretende implementar na Serra d’Arga e que, a avançar, poderá colocar em risco o desenvolvimento sustentável e o futuro de toda esta região.
A consternação e rejeição que assola os portugueses perante um projecto de fomento mineiro altamente lesivo para as gerações presentes e futuras é comum a milhares – senão milhões – de cidadãos galegos, cuja vida económica, social e cultural é construída em torno deste eixo de conexão transfronteiriça. Por esse motivo, desde Agosto o Movimento SOS Serra d’Arga encontra-se em contacto directo com várias associações galegas, no sentido de delinear acções de sensibilização e apelo popular para o envolvimento nesta causa comum. Dessa aproximação resultou um Manifesto, emitido no dia em que o Movimento SOS Serra d’Arga recebeu elementos dos colectivos galegos numa visita à Serra d’Arga.
A iniciativa do próximo sábado irá decorrer exactamente sobre o Minho, “o rio que nos une”, e é co-organizada pelo Movimento SOS Serra d’Arga e pelos galegos ANABAM (Asociación Naturalista do Baixo Miño), Centro Social Fuscallo e A Jalleira (Asociación Forestal e de Educación Ambiental), com o apoio das autarquias de Vila Nova de Cerveira e Tomiño, que se farão representar para uma saudação oficial entre as edilidades.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares