Para muitos, uma ida ao centro comercial assemelha-se a uma tormenta, para outros, é um prazer, mas independentemente da motivação, ou falta dela, sextas, sábados e domingos são os dias em que mais portugueses compram nos centros comerciais.
De acordo com um estudo encomendado à REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE, pela Associação Portuguesa dos Centros Comerciais (APCC), sexta, sábado e domingo representam aproximadamente metade da faturação registada nos shoppings, isto só olhando para compras feitas com cartão bancário.
De referir ainda que, só o domingo, é responsável por mais de 17% das vendas, algo que acontecia antes da pandemia, embora o estudo, realizado em junho, não deixe de sinalizar um aumento homólogo dessa percentagem face a 2019.
Estas não são, contudo, as únicas conclusões do estudo. O documento diz-nos que cerca de um terço das compras (32%) são realizadas depois das 18h, valor que sobe para cerca de 40% se analisarmos apenas o sector da Restauração dos Centros Comerciais. O estudo indica que ao fim de semana 20% da faturação no setor da Restauração ocorre entre as 20h e as 22h.
Além dos dias preferidos, o estudo vai mais longe e analisa, igualmente, quais os horários, em período pós-laboral nos dias da semana, onde verifica um maior volume de compras. Assim, temos que em termos de compras de supermercado, para os parâmetros definidos, o horário entre 18h00 e as 20h00, são os preferidos correspondendo a cerca de 35% do montante de faturação registado ao longo do dia, enquanto, ao fim de semana, o horário preferencial é entre as 11h00 e as 13h00.
“Depois da pandemia temos vindo a assistir a um regresso à normalidade com uma cada vez maior importância do horário pós-laboral e fins-de-semana na organização das compras”, refere Rodrigo Moita de Deus, CEO da APCC.
De sublinhar que a APCC, que congrega empresas investidoras, promotoras e gestoras de centros comerciais, além de outras ligadas do comércio a retalho e fornecedoras de serviços ao setor, conta atualmente com 95 centros comerciais em Portugal, os quais integram 8.600 lojas.
Contactless ganha peso na faturação dos negócios portugueses
Para quem acompanha os relatórios regulares do REDUNIQ Insights que analisam as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ, é possível verificar que o contactless, como forma de pagamento, está cada vez mais democratizado entre os consumidores.
De acordo com o último relatório recentemente publicado, nos últimos seis meses, cerca de 3 em cada 4 compras com cartão (74%) foram efetuadas utilizando a tecnologia contactless.
Para Tiago Oom, Diretor Comercial da UNICRE, “é inquestionável que o contactless já faz parte do dia-a-dia de praticamente todos os portugueses. A nossa expectativa é que a utilização desta tecnologia continue a aumentar, ainda que de forma mais lenta, no quotidiano de consumo dos portugueses, acompanhando desta forma a realidade de outros países europeus”.
Se, em 2019, o peso dos pagamentos contactless na faturação dos negócios portugueses se situava nos 6%, em 2020 já tinha crescido para os 25%, em 2021 para os 46% e, atualmente, ascende a 55%, isto é, mais de metade das transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ.
Acomodar este crescimento dos pagamentos através de meios de pagamento contactless só seria possível com o auxílio de terminais de pagamento inovadores e adaptados aos novos hábitos de consumo, como é o caso do TPA Android REDUNIQ Smart que, além de permitir que um negócio aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.
Ao funcionar como TPA Contactless e centro de gestão com ligação ao mundo digital, esta nova solução TPA Android da REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos, uma vez que, por exemplo, com a app WinRest ou a ZSRest, um negócio de restauração passa a poder apresentar menus, registar e confirmar pedidos de clientes e ainda integrar o seu software de faturação num único TPA físico.