18.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaProlongamento da Ecovia para Sul e Aterro da Doca,"duas excelentes notícias para...

Prolongamento da Ecovia para Sul e Aterro da Doca,”duas excelentes notícias para Seixas” afirma presidente da Junta

O anúncio do prolongamento da ecovia na marginal de Seixas para sul, entre o Cais de São Bento e Pedras Rivas, foi para o presidente da Junta de FregueSia uma “excelente notícia”.
Em declarações ao Jornal C após a reunião do executivo onde foi aprovado o contrato entre a Câmara e a APA para a execução desta intervenção, o autarca lembrou que esta era uma antiga aspiração da população daquela freguesia e dos seus autarcas.
“É uma excelente notícia. Há mais de 30 anos que reivindicávamos a utilização daquele espaço mantendo a harmonia do local quer no que toca à vegetação quer à fauna que ali existe. Esta intervenção vai permitir beneficiar uma zona que já está a ser utilizada mas que depois ficará com outra dignidade”, explicou.
O contrato interadministrativo, no valor de 100 mil euros, estabelecido entre a Câmara de Caminha e a Agência Portuguesa do Ambiente – APA, vai permitir levar a cabo uma série de intervenções naquela zona ribeirinha, como explicou ao Jornal C o vereador responsável pelo pelouro das freguesias, Rui Lages.
“Vai ser realizada a contenção de toda aquela área ribeirinha, vamos proceder ao escoamento das águas pluviais, vai ser colocada nova sinalética e o piso também vai ser melhorado. No final aquilo que pretendemos é que aquele local, que já é bastante utilizado pelas pessoas, fique ainda mais aprazível não só para os seixenses mas também para os que visitam a freguesia e que gostam de usufruir das margens do rio, com uma beleza natural única e que por isso merece ser potenciado”, sublinhou.
Para o vereador o ano de 2020 não podia começar da melhor forma na freguesia de Seixas.
“Começamos bem o ano na freguesa de Seixas com a requalificação de uma zona que diz muito ao seixenses. A APA foi sensível aos argumentos da Câmara, da Junta de Freguesia e às reivindicações da população e decidiu financiar esta obra de prolongamento da ecovia para sul com um valor de 100 mil euros”.
Mas a intervenção junto ás margens do rio na freguesia de Seixas não se fica apenas pelo prolongamento da ecovia, também deverá arrancar brevemente uma intervenção na doca existente entre o cais de São Bento e o cais de São Sebastião.
“Neste momento estamos também a preparar uma intervenção com vista à reabilitação da doca seca existente naquela marginal. Neste momento já estão a ser executados alguns trabalhos preparatórios. Sabemos que não será uma obra fácil principalmente por causa das marés”.
A obra passa por aterrar a atual doca reabilitando assim toda a frente ribeirinha entre São Bento e São Sebastião.
“Ao todo vão ser investidos, nas duas intervenções, mais de 400 mil euros”, avançou a Câmara de Caminha.

JUNTA QUER AVANÇAR COM A CRIAÇÃO DE UM PARQUE DE LAZER NA FREGUESIA

 

A continuação da construção de um parque de lazer junto ao Cais de São Bento na freguesia de Seixas é uma das obras que a Junta de Freguesia gostaria de ver avançar em 2020 e que consta do Plano de Atividades e orçamento deste ano aprovado por maioria.
Neste momento já existe no local um parque infantil mas a junta quer ir mais longe e criar mais algumas insfraestruturas no local, nomeadamente um mini campo de jogos, aparelhos de fitness para adultos e a criação de um pequeno parque de merendas com a colocação de mesas e bancos.
Rui Ramalhosa explica que a obra ainda não avançou por falta de verbas. “Estamos a falar de um investimento grande, de cerca de 60 mil euros, que a junta por si só não consegue levar por diante”.
Assim sendo este projeto só poderá avançar com a ajuda da Câmara.

Limpeza e arranjo de Caminhos

Durante este ano a junta vai continuar a apostar na limpeza de caminhos, no saneamento e no arranjo de algumas artérias da freguesia.
“Somos uma das freguesias mais limpas do concelho mas isso obriga-nos a gastar s uma boa parte do nosso orçamento na limpeza e melhoria da rede viária”.

Ligar Seixas a Vilar de Mouros através de um passadiço

A ligação de Seixas a Vilar de Mouros através de uma ecovia é outro dos projetos que a Junta de Freguesia gostava de ver avançar. Rui Ramalhosa até tem uma ideia de como isso se podia fazer.
“A ideia seria a construção de um passadiço em madeira elevado desde a ecovia em Seixas até Marinhas e daí até Vilar de Mouros, com pontos para observação da fauna e flora. Isso é que era uma boa obra”, defende Rui Ramalhosa.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares