14.7 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaProcissão do Senhor Ecce Homo marca arranque das celebrações do Tríduo Pascal...

Procissão do Senhor Ecce Homo marca arranque das celebrações do Tríduo Pascal em Caminha

A celebração do Tríduo Pascal, os momentos evocativos da morte e ressurreição de Jesus Cristo, inspira, de norte a sul de Portugal, um conjunto de celebrações ancestrais, tais como Vias-Sacras, autos da Paixão, procissões, “Endoenças” e manifestações que arrastam multidões.

Em Caminha, cumprindo a tradição a Santa Casa da Misericórdia, em colaboração com a paroquia de Nossa Senhora da Assunção de Caminha, leva a efeito as celebrações da Semana Santa que arrancam hoje. O programa inclui missas, procissões, via sacras e vigílias.

Esta quinta-feira o destaque vai para a procissão do Senhor Esse Homo com saída da Igreja da Misericórdia às 21h30, percorrendo de seguida as principais ruas do Centro Histórico da vila de Caminha.

Os membros da irmandade da misericórdia desfilam com opas negras e tocha acesa na mão. A procissão tem um único andor, o do Senhor Ecce Homo.

Na iconografia cristã costuma também é conhecido pelo Senhor da Cana Verde, vulgarmente com ela na mão a servir-lhe de ceptro, apresentado em sofrimento com a coroa de espinhos e o manto vermelho.

Ecce Homo “Eis o Homem” foram as palavras pronunciadas pelo governador romano Pôncio Pilatos no Sinédrio quando apresentou Jesus de Nazaré (flagelado, atado e com a coroa de espinhos) perante a multidão hostil, à qual Pilatos submeteu o destino final do réu (posto que ele, Pilatos, lavava as mãos, ou seja, eximia-se de responsabilidade sobre a decisão da condenação de Jesus).

Mas as celebrações do tríduo pascal não se ficam apenas pela vila de Caminha, também as freguesias do concelho apresentam várias manifestações relacionadas com a Páscoa.

Em Seixas, a partir das 20 horas, terá lugar na Igreja Paroquial a cerimónia do lava pés.

Amanhã sexta-feira, assinala-se o dia da morte de Jesus, Sexta-feira Santa, que é recordado pela adoração da cruz e pela procissão do enterro.

A partir das 15 horas realiza-se na Igreja Matriz de Caminha a celebração da Paixão de Cristo, e às 21h30, na Igreja da Misericórdia, tem lugar a Procissão do Enterro do Senhor pelo centro histórico, e pregação.

Mas as celebrações do tríduo pascal não se ficam apenas pela vila de Caminha, também as freguesias do concelho apresentam várias manifestações relacionadas com a Páscoa.

Na freguesia de Vile tem lugar a partir das 21h00 a encenação ao vivo da Via Sacra.

Organizada pela Associação Social e Cultural e Desportiva de Vile, com o apoio da Câmara, a Via Sacra ao Vivo tem lugar na Avenida de São Sebastião em Vile.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares