Os deputados do PSD eleitos pelo circulo de Viana do Castelo comunicam, em nota enviada à imprensa, que reuniram com o presidente da Associação dos Pescadores da Ribeira Minho, que manifestou preocupação com a “extinção da pesca artesanal” depois das notícias vindas a público sobre a apresentação de uma proposta de regulamento comunitário para proibir a pesca com redes de deriva.
Na nota enviada à imprensa, os deputados anunciam que decidiram reunir-se com o Secretário de Estado do Mar para esclarecer o problema.
Ainda segundo o comunicado dos deputados, o governante terá deixado “claro” que Portugal, tal como Espanha, França e Itália, opôs-se à proposta da Comissão Europeia quando foi apresentada na generalidade do Grupo de Política Interna/Externa do Conselho, em Setembro do ano passado.
Também a Assembleia da República, na Comissão de Agricultura e Mar, em Outubro, considerou que a proposta deveria ser “inteiramente rejeitada por Portugal”.
Entretanto, a proposta foi agendada para uma reunião da Comissão “Pesca” do Parlamento Europeu, que não se pronunciou sobre o seu conteúdo, não tendo havido desde aí, garantem os deputados, qualquer evolução.
Os deputados do PSD eleitos por Viana esclarecem que “em nenhum momento esteve em causa a pesca água interiores”, referindo-se à pesca no rio Minho.
Os deputados dizem estranhar o ruído socialista gerado à volta desta matéria. A Rádio Caminha ouviu Eduardo Teixeira, um dos signatários deste comunicado:
O PSD a acusar o PS de estar a “fazer ruído” no caso da pesca com redes de deriva.