A Polis Litoral Norte consignou pelo valor de 473 mil euros a empreitada de Requalificação e Valorização da Praia de Afife, com um prazo de execução de seis meses.
Está prevista, numa primeira fase, a demolição das zonas edificadas e demais infra-estruturas, o levantamento dos pavimentos, limpezas e desmatação da área e movimentação de terras.
Seguir-se-ão as obras de requalificação em mais de nove mil metros quadrados, das quais resultarão novos corredores pedonais e zonas de circulação automóvel, espaços para parque automóvel, novos passadiços pedonais de acesso ao areal e novas redes de infra-estruturas, incluindo iluminação pública.
Prevê-se ainda um novo enquadramento paisagístico com a plantação de árvores, arbustos e sementeiras e a colocação de novo mobiliário urbano.
A Polis Litoral Norte, constituída entre o Estado e os Municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, tem como objecto a intervenção numa faixa costeira de 50 quilómetros na Região Norte, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de, aproximadamente, 30 quilómetros. A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural do Litoral Norte.