Deixemo-nos de Ypsilons, Yuppies e Yoplait. É o tempo do Z, da Geração Z! daqueles que nasceram depois de 1995, porque os Millenials, nascidos entre 1980 e 1995, estão a ficar para trás, mas há exceções.
O Pedro e a Rita, que tem 25 anos, emigram para o Luxemburgo, onde vão ganhar liquido o triplo do que ganham em Portugal.
A Joana que tem 23 anos e trabalha 9 horas por dia e só com o domingo livre, nunca desecansando os sábados, não tem um único fim de semana completo por ano, leva para casa 900 € líquidos e o Gabriel, que trabalha 10 horas por dia mais os sábados 5 horas, leva para casa 1.300 € líquidos; vão ser pais.
O João, que tem 25 anos , está a acabar o Mestrado e todas as semanas se pergunta e pergunta ao pai: para quê? Em que é que vou trabalhar.
Assim está a Geração Z, com o terreno minado pela geração M dos Millennials (1980-1995) e a confusão teórica e ideológica da geração X, nascidos entre 1965 -1980, uma incógnita mal resolvida, como a letra indica.
A esperança deste país, agora depositada na geração Z, depois da geração dos Millenials se ter desperdiçado, depende completamente da Geração X, ainda ser capaz de deixar um legado de honra e de valores. Competência e Mérito para que não lhes aconteça o mesmo que aos Millennials.
Porque os Millennials não são melhores nem piores do que os X, ou os Z, apenas se viram confrangidos a emigrar ou a aproveitar as oportunidades, como sempre ocorre.
Agora, há Millennials que fazem, criam, trabalham, arriscam, erram.
E há millennials que herdam os vícios mais facilmente que as virtudes, a preguiça mais fácil que o trabalho, o facilitismo mais fácil que o rigor.
Há de tudo, como em todas as gerações, há o Alcalde da cidade de Santa Tecla em El Salvador que gere uma cidade com 200 mil habitantes, com um orçamento pouco maior do que Caminha. Chama-se Henry Flores, se quiserem procurar na internet.
E depois, há um presidente de Câmara Herdeiro de Caminha, que as últimas eleições que ganhou foi para a associação de estudantes (do Liceu) e acredita que um simples papel a dizer EUROCIDADE, faz o milagre.
Bem pode ir a todas as procissões do Concelho e rezar a todos os santinhos, se não for capaz de viajar muito e dormir pouco, só continuará a embalar Caminha no sono eterno.
Camposancos, 19 de Julho de 2024