22.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 12 Abril, 2024
spot_img
InícioOpiniãoPorque hoje é sexta: Êxtase

Porque hoje é sexta: Êxtase

Almas que emocionalmente fora de si, engodam em qualquer patranha e são alvo do escárnio desses pescadores, engalanados na imagem mediática.

Quando alguém nasce, nasce SELVAGEM, não é de ninguém”*. O Robalo da Ínsua não se deixa aprisionar nas malhas de qualquer rede, e apenas o isco certeiro no anzol, e na rebentação das marés mais revolvas, logra engodá-lo.

O mesmo não podemos dizer das almas que emocionalmente fora de si, engodam em qualquer patranha e são alvo do escárnio desses pescadores, engalanados na imagem mediática que os nossos impostos, direta ou indiretamente, pagam.

Entre a Euforia do Engano que Engravatados Encantados Espalham e, o Êxtase dos Energúmenos que Ensandecidos Exclamam Estupidezes, resta-nos Entender o Entediante Espetáculo do Enterro da Ética.

Naquele dia em o homem social aceitou que a ética fosse amortalhada na lei e concedeu a uns poucos eleitos o privilégio desta interpretar e de administrar a justiça, confundindo ambas à luz dos interesses vigentes, condenou-se ao exílio no seu próprio país, no seu próprio mundo.

Esse homem exilado na própria sociedade na qual vive, porque evita infringir a lei da qual apenas teme as consequências, é um apátrida desprotegido e encurralado, pelos “senhores à força, mandadores sem lei” **.

Que opções tem então esse ser (anti)-social, desalinhado das militâncias políticas, das agremiações económico-empresariais, ou das seitas pitagóricas ou autoflageladas?

O que resta a esse apátrida cuja nação há muito deixou de viver com alguma réstia que fosse, de ética, respeito, responsabilidade e empatia?

Será opção fazer de conta que não vê, que não lê, que não ouve, que não sabe e meter a “cabeça entre as orelhas” ***?

Será opção Engrossar a Endemia desses Energúmenos?

Vemos, Ouvimos e Lemos, Não Podemos Ignorar!” ****
*Delfins **Zeca Afonso ***Sérgio Godinho ****Sofia de Mello Breyner

Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024
cj.novais.araujo@gmail.com

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares