24.2 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 24 Junho, 2024
spot_img
InícioOpiniãoPorque hoje é sexta: delírio

Porque hoje é sexta: delírio

O que é estar mais bem preparado para ser primeiro-ministro, não sendo o mais competente, honesto, confiável, capaz de formar um bom governo e de promover o crescimento económico?

Eu sei que é Carnaval e ninguém leva a mal. Entre farsas e comparsas, corsos e bailes de assalto, máscaras e cabeçudos; só é pena que a campanha eleitoral ainda vá no Adro e Marcelo não tenha marcado as eleições para o Domingo Gordo.

Vem isto a propósito de uma sondagem de opinião, cujos resultados deixam qualquer cidadão no mínimo intrigado e a refletir se pensa o mesmo ou, se não é o caso, o que se passará na cabeça dos portugueses.

Dita sondagem, dá “Luís Montenegro, como mais competente, honesto, confiável e mais capaz de formar um bom governo e de promover o crescimento económico”.

E dá ao mesmo tempo, “Pedro Nuno Santos como mais bem preparado para ser primeiro-ministro”, não ganhando em nenhuma daquelas outras características.

Menos mal será se os 1192 inquiridos na última semana de janeiro, já andassem a ensaiar o Carnaval ou a sondagem ter tido o azar de apenas inquirir apreciadores de cogumelos silvestres e míscaros.

Porque “delírio é uma perturbação súbita, flutuante, e geralmente reversível da função mental. É caracterizado por uma incapacidade de prestar atenção, desorientação, incapacidade de pensar com clareza e flutuações do nível de alerta (consciência)”, in https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa .

Se não foi o caso, e esses 1192 portugueses são de facto uma amostra representativa dos eleitores portugueses, o general romano tinha razão, ele como Eça de Queiroz e, também alguns outros lúcidos.

O que é estar mais bem preparado para ser primeiro-ministro, não sendo o mais competente, honesto, confiável, capaz de formar um bom governo e de promover o crescimento económico?

Quais são as características que os portugueses querem então num primeiro-ministro, mais importantes e decisivas do que aquelas?

– será alguém que lhes diga o que gostam de ouvir, que os desculpe pelos seus erros dando-lhes subsídios, que os mantenha adormecidos na sua vidinha do desenrasca, dos favores, dos compadres e das comadres;

-será alguém que garante aos 1.2 milhões de portugueses que tem ADSE o direito à saúde privada, mas nega esse direito aos outros 9 milhões;

-será alguém que resolve o problema da habitação em Caminha comprando 3 casas para restaurar ou, no país fazendo 16.000 casas em 8 anos;

Esperemos que tenha sido só um fenómeno de Delírio coletivo porque se não, os nossos filhos e netos nunca nos vão perdoar e daqui a 100 anos, 2005 a 2026 será recordado como um período negro, tal como hoje recordamos 1910 a 1926.

Sexta-feira, 9 de Fevereiro de 2024
[email protected]

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares