Ponte de Lima vai receber os Europeus de maratonas de canoagem, de 30 de junho a 02 de julho, substituindo Crestuma, no concelho de Vila Nova de Gaia, que falhou a concretização da proposta à federação internacional.
Em nota publicada no seu website, a Federação Portuguesa de Canoagem refere que a alteração foi consumada “depois de Crestuma não ter conseguido assegurar o mesmo plano de infraestruturas, condição que esteve na base da candidatura inicial”.
Em termos internacionais, Portugal também já recebeu a Taça do Mundo desta especialidade em 2016 em Vila Verde, que será o palco dos Mundiais de 2018.
De forma a manter os Europeus de 2017 em Portugal, a federação apresentou várias alternativas às instâncias internacionais, acabando a escolha por recair em Ponte de Lima, que tem em curso a candidatura para uma Taça do Mundo em 2019 e para os Mundiais de 2021.
Neste contexto, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, considera que Ponte de Lima reúne as condições próprias com vista à promoção e dinamização do turismo náutico. O autarca revela que “queremos que Ponte de Lima seja uma referência no panorama nacional e internacional”.
De realçar, que recentemente a Federação Portuguesa de Canoagem e o Município de Ponte de Lima em colaboração com o Clube Náutico de Ponte de Lima apresentaram duas candidaturas a dois mega eventos desportivos, nomeadamente a Taça do Mundo, em 2019 e o Campeonato do Mundo de Maratonas, em 2021.