23.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaPonte de Lima: encontro de concertinas no arranque das Feiras Novas

Ponte de Lima: encontro de concertinas no arranque das Feiras Novas

Mais de 400 de tocadores de concertina e cantadores ao desafio de Ponte de Lima vão participar, esta noite, nas tradicionais rusgas do Alto Minho, num encontro que dá o tiro de partida para quatro dias de Feiras Novas.

As rusgas partem às 21:30 da Alameda de São João rumo ao Largo de Camões, em pleno centro histórico, percorrendo as várias ruas e tasquinhas da vila.
O número que antecede o arranque oficial da edição 2016 das Feiras Novas dura “até ao amanhecer”.

Sexta-feira, dia 9 – a partir das 21h30, no Largo da Lapa, Ponte de Lima recebe mais uma vez com carinho o Fado de Coimbra com o grupo “Fado ao Centro”.O dia de quinta-feira, dia 8 – começa às 18h00 com a apresentação e lançamento do livro”Raça Bovina Minhota”, que tem lugar no edifício da Clara Penha- Casa dos Sabores. Esta noite conta ainda com atuação da Banda de Estorãos no Largo de Camões.

Ainda no Largo da Lapa a partir das 22h00, poderemos assistir a um Concerto de Tunas. Seguem-se as atuações da Banda de Música de Moreira do Lima e da Banda Musical de Rio Mau, Penafiel. No Parque de S. João – Expolima, à mesma hora, continua a reinar a música popular com os Cantares ao Desafio – Zé Cachadinha e os seus amigos animam a festa.

Mas para além do som das Bandas de Música, do ribombar dos Bombos dos Grupos de Zés Pereiras e das Concertinas, que se farão ouvir ao longo de todas as festividades, outros grandes momentos compõem estas tradicionais festas do Concelho Limiano.

No sábado, dia 10 de setembro, a festa começa muito cedo no picadeiro da Expolima, com o Concurso Pecuário, é a tradicional feira do gado, verdadeira mostra do mundo rural no seu expoente, de amor e paixão. Atua neste recinto o Grupo de música popular da Feitosa.

Pelas 08h30, no Largo de Camões, inicia-se o dia com a alegria e boa disposição dos gigantones e cabeçudos, e como não podia faltar, muita música popular à mistura, com a presença do grupo de Zés Pereiras e gaiteiros. Vão atuar ainda durante todo dia e noite várias bandas de música, como o Grupo de cultura Musical de Ponte de Lima, Banda Musical de Melres de Gondomar, “Amigos d’Areia” de Darque, grupo de Bombos Santiago de Poiares, Bombos de São Marçal, Bombos de Santo André, Voluntários de Baião, “Unidos da Paródia”,”Amigos da Farra” e “Amigos da Borga”.

Pelas 12h00, no Largo de Camões, realiza-se o tradicional cortejo dos participantes do Concurso Pecuário ao toque do ribombar de Zés Pereira e Gigantones.

O Cortejo Etnográfico, este ano com um ilustre convidado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o que com certeza será um estímulo acrescido para que cada freguesia se esmere na sua apresentação, sendo este um dos principais momentos dos usos, costumes e tradições, que as Feiras Novas preservam. Na Expolima decorre ao longo da tarde a Corrida de Garranos, raça típica da nossa região, são tradição na festa.

A noite de sábado é a noite mais longa, vive-se a maior concentração de concertinas, e às 00h30 correm todos ao areal comtemplar a tradicional sessão de fogo-de-artifício que chama a atenção dos milhares de pessoas a vislumbrarem este espetáculo.

No segundo dia de feira franca, no domingo, soam no Largo de Camões os Zés Pereiras e gaiteiros e desfilam os gigantones e cabeçudos. Juntam-se também durante todo o dia e noite, as Bandas de música de Baltar e Vilela e a Banda de Gaitas São Tiago de Cardielos de Viana do Castelo.

Este ano as Feiras Novas que celebram 190 anos, desfilam pelas ruas desta vila lendária, cheia de história e de histórias, num Cortejo Histórico que sai à rua no domingo às 15h30 apresentando-se como uma realização coletiva no qual todo o concelho se empenha, retratando a genuinidade do seu valioso património imaterial.

Pelas 18h00, na Expolima, os amantes da festa brava vão presenciar uma tourada com a presença de ilustres nesta área: Rui Salvador, Sónia Matias e Miguel Moura Juntam-se ainda os forcados de Évora e Portalegre e a Ganadaria Cary, todo um espetáculo abrilhantado pela Banda de Música de Ponte de Lima.

As noites são vividas ao som dos concertos das bandas de música, no Largo de Camões, das tocatas de concertinas em cada esquina, do fogo-de-artifício e do Festival de Folclore, cheio de cor, alegria e sons populares, pelos Grupos de Folclore do concelho, a realizar em dois palcos, instalados na Expolima e no Largo da Lapa, no domingo a partir das 2130. Pelas ruas a animação será uma constante onde nunca falta a alegria, arruadas e boa disposição.

O fogo entre pontes é uma bela manifestação pirotécnica, a partir da 00h30 da manhã, encerra mais uma noite das Feiras Novas.

A segunda-feira, dia dedicado às celebrações religiosas em honra de N.ª Sr.ª das Dores, começando com uma missa solene com sermão, seguida da majestosa procissão que percorre as principais ruas do Centro Histórico a partir das 16h30, com muito figurado alegórico, confrarias, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e Associações locais.

As bandas de música despedem-se das Feiras Novas numa despedida ímpar, no Largo de Camões, às 19h00. A noite de segunda-feira conta com Orquestra Panorama para encerrar mais umas festas inesquecíveis e inigualáveis.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares