8.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoPonte de Lima"Ponte de Lima firme contra a mineração de lítio"

“Ponte de Lima firme contra a mineração de lítio”

O Movimento SOS Serra d’Arga reuniu ontem, 30 de Janeiro, com o Presidente da Câmara de Ponte de Lima, naquela que foi a primeira das cinco audiências com os autarcas dos municípios ameaçados pela proposta de prospecção e exploração de lítio na Serra d’Arga, apresentada pelo Governo.
Da reunião, foi possível reter que o autarca Victor Mendes:
1. Reafirmou a OPOSIÇÃO da autarquia a todos os projectos de prospecção e exploração de lítio.
2. Explicou que tem sensibilizado associações, população e presidentes de junta para esta problemática, e que não compreende a insistência do governo central nesta medida, referindo que “Já demos o nosso contributo para o desenvolvimento nacional, por isso este concelho não está disposto a mais sacrifícios; o desenvolvimento local faz-se de outra forma”.
Victor Mendes acredita que o futuro passa pela conservação e valorização da Serra d’Arga, o que pode implicar, nesta primeira fase, o alargamento dos limites da zona protegida. O presidente da Câmara de Ponte de Lima garantiu ainda que irá informar o Movimento SOS Serra d’Arga e as populações sobre o que dirá o ministro neste “roteiro de apresentação dos princípios base da nova lei das minas”.
As próximas audiências marcadas pelo Movimento SOS Serra d’Arga com os autarcas são a 4 de Fevereiro às 11h, em Caminha, e a 6 de Fevereiro às 14:30, em Vila Nova de Cerveira.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares