O Arquivo Municipal de Ponte de Lima vai aumentar o seu repositório digital, actualmente com 210 mil imagens disponíveis para consulta online.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, na última reunião do executivo realizada este ano, a celebração de um protocolo entre a autarquia e a FamilySearch, organização sem fins lucrativos cujo objectivo é a preservação e publicação de arquivos de valor genealógico e histórico.
O projecto visa a digitalização de toda a documentação pertinente para estudos de genealogia a nível mundial.
Em Portugal. este projecto abrange os Arquivos Distritais e Municipais, cabendo à autora do projecto os encargos referentes aos recursos humanos e materiais necessários para efectuar a digitalização dos documentos. Cabe à Câmara de Ponte de Lima, através do Arquivo Municipal, disponibilizar um local para a instalação do scanner e facultar a documentação necessária.
Segundo o regulamento do protocolo a estabelecer entre as duas entidades, a FamiliySearch compromete-se a fornecer uma cópia das imagens digitalizadas, o que permitirá enriquecer o repositório digital do Arquivo Municipal, aumentando desta forma, o número de documentos em texto integral para consulta a partir do seu catálogo disponível em http://pesquisa.arquivo.cm-pontedelima.pt/ .