24.2 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 24 Junho, 2024
spot_img
InícioDistritoPonte da BarcaPonte da Barca: Município cria passe para impulsionar transportes públicos e alarga...

Ponte da Barca: Município cria passe para impulsionar transportes públicos e alarga horários

A Câmara de Ponte da Barca (PSD) alargou para quatro os horários dos percursos do serviço de transporte público e escolar, e a partir de segunda-feira é introduzido um passe municipal com um desconto de 50%, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo justificou a decisão com a necessidade de “promover uma mobilidade sustentável, incentivando a população a um modelo de organização do transporte com o mínimo impacto ambiental e social”.

O “município, em colaboração com as transportadoras que já se encontram a efetuar o serviço de transporte público e escolar, alargou, para servir os alunos do concelho, o horário escolar, em algumas linhas e efetuou o ajustamento de horários noutras”.

“Os munícipes contam, a partir de agora, durante o horário escolar, com quatro circulações diárias do autocarro público, ajustadas para acompanhar o horário de saída dos alunos. Esta mudança aumenta a oferta de transporte e torna-o mais conveniente para a comunidade”, sustenta a autarquia.

“Os horários estarão brevemente disponíveis no ‘site’ da autarquia”, especifica a nota.

A partir de segunda-feira, refere o município, entra em vigor “o passe municipal com um desconto de 50%”, sendo que para “agilizar e facilitar os pedidos” os formulários de adesão estão disponíveis no sítio oficial da autarquia na Internet.

Após “o preenchimento do formulário da empresa de transporte, o mesmo deve ser entregue no serviço de atendimento ao munícipe da autarquia e autorizados por este e, posteriormente, serão enviados ao operador para emissão dos passes”.

Com este “incentivo”, a câmara pretende “reduzir os custos para os utilizadores e impulsionar a adesão ao transporte público, contribuindo para uma redução significativa no tráfego e nas emissões de carbono na região”.

“Estamos a dar um passo decisivo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Estas medidas facilitam o acesso aos serviços essenciais e contribuem para um ambiente mais limpo e saudável para todos”, afirma o autarca Augusto Marinho, citado na nota.

LUSA

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares