14.8 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 28 Março, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Representante de pais de turma recorre ao Facebook para esclarecer respostas...

Caminha: Representante de pais de turma recorre ao Facebook para esclarecer respostas à intervenção na AM

Ana Patrícia Verde responde através das redes sociais à líder de bancada do Partido Socialista e lembra a obrigatoriedade legal do uso de Sistemas de Retenção para Crianças (SRC) no transporte escolar devidamente instalados.

A encarregada de educação Ana Patrícia Verde Moreira, que interveio no período destinado ao público na última assembleia municipal (AM) de Caminha, recorreu à rede social Facebook no passado dia 29 de Abril, por estar impedida pelo regimento da AM de responder aos esclarecimentos prestados naquele órgão, para esclarecer a deputada socialista, Paula Aldeia, que refutou naquela sessão a responsabilidade do município de falta de segurança no transporte escolar das crianças.

Segundo a representante de pais de turma, “o transporte escolar de crianças do 1º ciclo (com idades entre os 6 e 7 anos) por vezes não está a ser assegurado de forma a cumprir com a lei 13/2006 de 17 de Abril, capítulo 3, da segurança no transporte”, que obriga ao uso de cadeirinhas ou bancos elevatórios, o que não foi cumprido no dia 16 de Abril e testemunhado por vários pais.

Ana Patricia VerdeNa referida publicação, a encarregada de educação  questionou se as mães, os pais, as crianças, os auxiliares e os professores que testemunharam esta situação também mentiram aos outros pais sobre o sucedido naquele dia.

Ana Patrícia Verde aproveitou para deixar um link da DECO PROTeste, que explica as regras específicas que devem ser cumpridas no transporte escolar de crianças, que neste caso, segundo a encarregada de educação, não foram.

 

Recorde-se que a representante de pais de turma levou este assunto à última AM, depois de já o ter denunciado por email à diretora do Agrupamento de Escolas de Caminha, Maria Esteves e à vereadora responsável pelo pelouro da educação, Liliana Ribeiro. Ana Patrícia Verde alertou a Associação de Pais que organizou o evento para que esta falha grave pudesse ser corrigida no futuro.

Paula Aldeia 1
Paula Aldeia (PS)

Em resposta, referindo uma publicação de Liliana Silva (abaixo) sobre o assunto, Paula Aldeia afirmou ter contactado a vereadora responsável pelo pelouro, Liliana Ribeiro, que lhe garantiu que as cadeiras estavam no autocarro, não referindo se estavam ou não devidamente colocadas e se as crianças foram nelas devidamente transportadas.

Uma vez que o público apenas pode intervir em assembleia uma primeira vez, Ana Patrícia Verde usou a rede social Facebook para responder à deputada socialista, afirmando que não basta ter as cadeiras no autocarro, é preciso estarem devidamente instaladas, uma responsabilidade do motorista, funcionário do município.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares