19.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoPonte da Barca aprova proposta de Operação de Reabilitação Urbana do Centro...

Ponte da Barca aprova proposta de Operação de Reabilitação Urbana do Centro Histórico

A Operação de Reabilitação Urbana (ORU) do Centro Histórico de Ponte da Barca, surge da necessidade de reabilitar imóveis que evidenciem níveis de degradação assinalável e do interesse em que se consolide a dinâmica em curso de requalificação dos espaços e equipamentos públicos, bem como o incrementar da dinamização do tecido económico e social.

Segundo o Presidente Vassalo Abre ‘esta operação apoia-se numa estratégia coerente que visa a reabilitação articulada do espaço público, melhorando as condições de mobilidade e estadia, a requalificação e valorização dos equipamentos e o património cultural, bem como a reabilitação do edificado privado que apresente avançado estado de degradação, por forma a dotá-lo de condições de uso que respondam aos requisitos atuais de utilização’.

Para a concretização desta operação prevê-se o acesso a fundos comunitários através do programa operacional Norte 2020 e de instrumento financeiro de reabilitação urbana (IFRRU), bem assim como a aplicação dos incentivos aos proprietários, e titulares de outros direitos, nos termos aprovados no âmbito da delimitação da ARU (área de Reabilitação Urbana), na reabilitação do edificado privado.

A estratégia de intervenção da ORU do centro histórico de Ponte da Barca assenta no cumprimento de três tipos de ações estruturantes: reabilitar e qualificar edifícios e equipamentos; qualificar o espaço público e dinamizar e viver a Vila de Ponte da Barca. No seu todo, estas ações traduzir-se-ão numa melhoria substancial do espaço intervencionado, ao mesmo tempo que criam sinergias com o tecido económico local.

Em breve será publicado em Diário da República o período de discussão pública do projeto, altura em que o mesmo, será, também, disponibilizado para consulta na página oficial do Município de Ponte da Barca.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares