18.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 6 Junho, 2020
Início Notícias Política Política: Deputados do PS por Viana questionam Governo sobre mobilidade das zonas...

Política: Deputados do PS por Viana questionam Governo sobre mobilidade das zonas fronteiriças

Os deputados do PS eleitos por Viana do Castelo na Assembleia da República (AR) pediram  esclarecimentos ao Governo sobre o enquadramento das particularidades do comércio transfronteiriço no Alto Minho e da mobilidade profissional até à reabertura das fronteiras terrestres, prevista para 15 de junho.

Numa pergunta dirigida ao ministro da Economia os deputados do PS Marina Gonçalves, Anabela Rodrigues e José Manuel Carpinteira alertam para os “impactos significativos para a vida em sociedade e para o tecido empresarial e económico” decorrentes da crise de saúde pública dos últimos dois meses.

“No caso do Alto Minho, as consequências económicas e sociais são evidentes, agudizadas pelas limitações nas fronteiras com a Galiza que tornam praticamente insustentável a manutenção do comércio local e tradicional e dificultam as parcerias transfronteiriças que estavam a ser criadas”, advertem.

Reconhecendo a necessidade destas medidas para reduzir eventuais linhas de contágio, os parlamentares do PS defendem que é “evidente a necessidade de definição de um plano que salvaguarde a especificidade deste tipo de comércio muito dependente da relação transfronteiriça”, assim como “um plano de reabertura gradual das fronteiras que tenha em consideração as prioridades identificadas”.

Com a aproximação da época balnear, os deputados consideram que as regras relativas ao turismo e à utilização das praias “devem ter também em consideração esta proximidade geográfica”, dada a frequência “de banhistas portugueses nas praias galegas e de banhistas espanhóis nas praias minhotas”.

Neste sentido, os parlamentares socialistas pretendem também que o executivo esclareça “que tipo de medidas podem ser definidas para promover a retoma da economia nas zonas transfronteiriças” quando cessarem as limitações de circulação, e de que forma “as medidas de contenção para a época balnear terão em consideração as especificidades” destas zonas.

Cidália Aldeia
Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

VIana do Castelo: Voto de Congratulação pela elevação do Templo de Santa Luzia a Santuário

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um Voto de Congratulação pela elevação do Templo de Santa Luzia a...

Caminha: Teatro Valadares reabre a 20 de junho com “Festival Regresso ao Futuro”

Caminha junta-se a mais 20 locais por todo o país, abrindo as portas do Valadares, Teatro Municipal ao Festival Regresso ao Futuro. Por cá,...

Covid 19: Concelho de Caminha já só tem um caso ativo de doença

O Concelho de Caminha já só tem um caso ativo de Covid 19. A informação da ULSAM, foi confirmada ao Jornal C pelo presidente...

Viana do Castelo: Exército começou a vigiar Serra de Santa Luzia a 1 de junho

Os militares do Exército começaram a vigiar a Serra de Santa Luzia no dia 1 de junho. Este ano, a Câmara Municipal de Viana...