20.1 C
Caminha Municipality
Domingo, 13 Outubro, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoPescadores a caminho de Lisboa para contestar a instalação de um parque...

Pescadores a caminho de Lisboa para contestar a instalação de um parque eólico offshore na costa vianense

Cerca de meia centena de pescadores pertencentes a diversas associações do distrito de Viana do Castelo, já vai a caminho de Lisboa para uma reunião na Assembleia da República com a Comissão Parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.

Em causa está a instalação de um Parque eólico offshore na costa portuguesa, incluindo Caminha e Viana, que terá uma capacidade instalada de 1.440 MW produzida a partir de 80 turbinas de 18 MW cada, e que os pescadores querem travar por considerarem que se o mesmo avançar tal como está no projeto, ditará o fim da atividade piscatória nesta zona. O encontro está marcado para as 14 horas.

Liliana Silva - 17 maio 2023
Liliana Silva, OCP

A acompanhar o grupo de pescadores a Lisboa está a vereadora da Coligação OCP que à saída lembrou as reivindicações que os pescadores vão hoje apresentar na Assembleia da República.

 

Desta reunião Liliana Silva espera conseguir “acordar” a Assembleia da República para um problema nacional. A vereadora da OCP acredita que ainda há tempo para reverter esta situação.

 

Vasco Presa - 17 maio 2023
Vasco Presa

Vasco Presa, presidente da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, leva até Lisboa reivindicações mas também muitas preocupações

 

Da capital, Vasco Presa espera trazer boas notícias.

 

carlos castro
Carlos Castro, Pres. Junta Freguesia V. P. A.

Carlos Castro, presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora também acompanha os pescadores nesta jornada reivindicativa. Ao Jornal C o autarca manifestou grande preocupação face à instalação deste parque eólico, um projeto que irá não só afetar os pescadores mas também toda a economia da vila, nomeadamente o turismo.

 

David Sanches - 17 maio 2023
David Sanches

 

David Sanches, da Associação de Pescadores da Ribeira Minho, com vários associados em Seixas e Lanhelas vai a Lisboa dizer ao Governo que os pescadores não querem negociar contrapartidas financeiras, mas sim exigir o fim deste parque eólico que, a ser construído tal como está, será devastador para a atividade piscatória não só no mar, mas também no rio Minho.

 

Do Governo David Sanches espera “bom senso”. O representante dos pescadores agradece o apoio da vereadora Liliana Silva e deixa um recado aos presidentes de Câmara.

 

Pescadores a caminho de Lisboa para contestar junto do Governo a instalação de um Parque Eólico Offshore na costa vianense.

Acompanhe em direto esta reunião através da nossa página a partir das 14 horas.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares