O Museu Regional de Paredes de Coura acolhe esta 4ª feira, a partir das 20h00, a Festa do Emigrante, inserida nas Festas do Concelho que se prolongam até 10 de agosto.
Petiscos tradicionais e muita música, nomeadamente pelo Grupo de Cantigas da ACRD Padornelo e pelo Grupo de Cantares do Campo-Formariz, dão as boas vindas a estes filhos da terra para quem Paredes de Coura tem uma “dívida de gratidão e reconhecimento”.
“Os emigrantes são pessoas corajosas, dispostas aos maiores sacrifícios e a fazer aquilo que nunca fizeram em prol das suas famílias e do bem-estar daqueles que lhes são mais próximos”, reconhece o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, que elegeu o Museu Regional como o espaço privilegiado para receber tão ilustres courenses.
Numa semana recheada de iniciativas, esta Festa do Emigrante é mais um dos pontos altos destas Festas do Concelho que se prolongam até 10 de agosto e que trazem a Paredes de Coura muita música, zés pereiras, grupos de bombos, ranchos folclóricos, bandas de música, desfiles de moda, noite de fados, cortejo etnográfico, fogo de artifício e a imponente procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, oferecendo por estes dias um colorido ímpar a Paredes de Coura.
Ao longo de nove dias as tradicionais Festas do Concelho proporcionam um cartaz apelativo do qual os courenses muito se orgulham e que lhes fazem reviver amigos e familiares, que por estes dias regressam à sua ‘terra amada’ para a confraternização entre as suas gentes.