17.4 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 23 Setembro, 2020
Início Notícias País País: Visitas a Lares de Idosos retomadas a partir de 18 de...

País: Visitas a Lares de Idosos retomadas a partir de 18 de maio mas com regras

As visitas a utentes de lares de idosos e unidades de cuidados continuados vão poder ser retomadas a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio, segundo orientação da Direção-Geral da Saúde.

As visitas terão de ter marcação prévia e ocorrer num espaço próprio, de preferência no exterior da instituição, mantendo a distância de segurança de dois metros entre os utentes e os familiares, recomenda a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Cada utente só poderá receber a visita de uma pessoa, uma vez por semana e, no máximo, durante 90 minutos. Deverá ser feito um registo dos visitantes, com nome e contacto, a data e hora da visita e o residente visitado.

“As visitas devem respeitar um número máximo por dia e por utente, sendo, numa primeira fase, de um visitante por utente, uma vez por semana (este limite pode ser ajustado mediante as condições da instituição e a situação epidemiológica local, em articulação com a autoridade de Saúde local e segundo a avaliação de risco)”, refere a DGS.

O uso de máscara será obrigatório. Os visitantes “não devem levar objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos“.

As visitas aos lares de idosos foram suspensas a partir de 8 de março na região Norte. A proibição estendeu-se a todo o país no dia 16, no âmbito da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

Cidália Aldeia
Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Viana do Castelo: Diocese uniu-se no «último adeus» a D. Anacleto Oliveira

A Diocese de Viana do Castelo viveu hoje o “último adeus” a D. Anacleto Oliveira, bispo que faleceu na última sexta-feira, evocando um “apaixonado...

A oitava edição do IKFEM reinventa-se de 2 a 11 de Outubro

Ainhoa ​​Arteta e Carlos Núñez, entre os confirmados para esta VIII edição que vai contar com espectáculos online e em sala. Esta oitava edição...

Viana do Castelo: Papa lamenta «trágico acidente» que vitimou D. Anacleto Oliveira, recordado como «autêntica testemunha do Evangelho»

O Papa enviou mensagem para a celebração das exéquias de D. Anacleto Oliveira, lamentando o “trágico acidente” que vitimou o bispo de Viana do...

Caminha: Câmara vai assinalar Dia Mundial do Turismo

Caminha vai assinalar o Dia Mundial do Turismo que terá lugar no próximo domingo, 27 de setembro, com o percurso temático “Caminha - As...