9.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasPaísPaís: Visitas a Lares de Idosos retomadas a partir de 18 de...

País: Visitas a Lares de Idosos retomadas a partir de 18 de maio mas com regras

As visitas a utentes de lares de idosos e unidades de cuidados continuados vão poder ser retomadas a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio, segundo orientação da Direção-Geral da Saúde.

As visitas terão de ter marcação prévia e ocorrer num espaço próprio, de preferência no exterior da instituição, mantendo a distância de segurança de dois metros entre os utentes e os familiares, recomenda a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Cada utente só poderá receber a visita de uma pessoa, uma vez por semana e, no máximo, durante 90 minutos. Deverá ser feito um registo dos visitantes, com nome e contacto, a data e hora da visita e o residente visitado.

“As visitas devem respeitar um número máximo por dia e por utente, sendo, numa primeira fase, de um visitante por utente, uma vez por semana (este limite pode ser ajustado mediante as condições da instituição e a situação epidemiológica local, em articulação com a autoridade de Saúde local e segundo a avaliação de risco)”, refere a DGS.

O uso de máscara será obrigatório. Os visitantes “não devem levar objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos“.

As visitas aos lares de idosos foram suspensas a partir de 8 de março na região Norte. A proibição estendeu-se a todo o país no dia 16, no âmbito da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares