País: Ligações ferroviárias Porto-Vigo e Lisboa-Madrid com melhorias antes da alta velocidade

Data:

As atuais ligações ferroviárias entre Porto e Vigo e entre Lisboa e Madrid devem ter melhorias antes de estarem concluídas as ligações de alta velocidade, em 2032 e 2034, respetivamente, disse ontem o ministro das Infraestruturas.

“As duas [ligações] estão a ser trabalhadas para melhorarmos a ligação entre os dois países. Acreditamos que vamos conseguir trazer melhorias antes [da alta velocidade], não só nesta ligação a Norte mas também na ligação a Madrid”, afirmou Miguel Pinto Luz, em Vigo, na Galiza, Espanha, em declarações à agência Lusa e ao jornal Faro de Vigo no âmbito do encontro Conectando el Noroeste, promovido pela Confederação Empresarial de Pontevedra.

Questionado sobre a ligação do comboio Celta, que liga o Porto a Vigo em cerca de duas horas e meia, o governante observou que “tem havido muito diálogo”, entre a CP – Comboios de Portugal e a congénere espanhola, a Renfe.

“A CP e a Renfe têm de trabalhar cada vez mais em conjunto, ainda para mais quando ligarmos os dois países de forma mais direta”, observou Miguel Pinto Luz, numa referência às ligações de alta velocidade previstas entre os dois países.

Com partidas diárias, o comboio Celta, que é operado pela CP em conjunto com a Renfe, iniciou a atividade em julho de 2013, ligando Vigo ao Porto com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.

LUSA

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Presidente da República alerta para ameaça global à liberdade de imprensa

O Presidente da República assinalou este domingo o Dia...

Valença celebra a Primavera com “Valença Flor de Maio”

Valença volta a encher-se de cor, tradição e criatividade...

Portugal com 438 praias com Bandeira Azul, 4 estão no concelho de Caminha

Portugal conta este ano com 438 praias, marinas e...

Paredes de Coura acolhe unidade de formação de bombeiros de Viana do Castelo

A Unidade Local de Formação de bombeiros do distrito...