Análise de recurso sobre superfície comercial em Cristelo adiada para reunião extraordinária

Data:

A análise do recurso hierárquico relativo à instalação de uma superfície comercial na freguesia de Cristelo não foi incluída na ordem de trabalhos da última reunião da Câmara de Caminha, contrariando o que tinha sido anunciado pela presidente Liliana Silva na reunião do executivo de 3 de junho. A Câmara anunciou que vai marcar uma reunião extraordinária para analisar toda a documentação e para explicar o que esteve na base da revogação da decisão tomada pelo executivo anterior que antes de cessar funções licenciou a instalação daquele equipamento.

Ao contrário do que tinha sido anunciado pela presidente da Câmara de Caminha na reunião do executivo realizada no passado dia 3 de junho, o recurso hierárquico apresentado pela empresa que pretende instalar uma superfície comercial na freguesia de Cristelo, não foi analisado na reunião de Câmara de ontem.

Tal como o Jornal C noticiou em abril, o atual executivo liderado pelo PSD revogou o licenciamento aprovado pelo anterior executivo, revogação essa que o requerente contesta.

Rui lages 17 jun

Na reunião de ontem o vereador Rui Lages (PS) questionou o executivo sobre as razões que levaram à não inclusão da análise e votação do referido recurso hierárquico na ordem de trabalhos tal como tinha sido anunciado pela presidente da Câmara de Caminha.

Liliana silva 17 jun 2026

Em resposta ao vereador da oposição, a presidente da Câmara referiu que o processo está concluído e pronto para ser analisado o que irá acontecer numa reunião extraordinária “só para debater este assunto”, disse.

Rui Lages pediu a palavra para referir que ao contrário do executivo, que teve 3 semanas para analisar os documentos, os vereadores não o conseguiam fazer em apenas 24 horas.

Liliana Silva disse que não tinha problema nenhum em facultar os documentos relacionados com o recurso hierárquico, que tanto interessam à oposição, acrescentando que o executivo também tem “muito interesse” em esclarecer esta situação, nomeadamente as razões que a levaram a revogar a decisão pela anterior câmara socialista.

Rui Lages voltou a pedir a palavra para solicitar uma vez mais a entrega dos documentos no final da reunião e a marcação de uma reunião extraordinária no início da próxima semana. O eleito da oposição congratulou-se com a vontade expressa pela presidente da Câmara de esclarecer todo o processo “até para percebermos o que esteve na base da sua decisão”, disse.

Liliana Silva acusou a oposição de estar a transformar esta questão do Continente “numa arma de arremesso político desnecessária” e uma vez mais não escondeu o desconforto pelo facto do vereador Rui Lages ter tido conhecimento antecipado da entrada deste recurso hierárquico, acusando-o de ter “informações privilegiadas” e de partilhar informações com pessoas externas à Câmara.

Independentemente daquela que for a decisão tomada pelo executivo nesta matéria, Liliana Silva garantiu que o executivo irá tomar medidas posteriores relativamente aos factos que serão apresentados.

Perante as afirmações da chefe do executivo, o líder da oposição mostrou-se preocupado pelo facto de Liliana Silva só ter tido conhecimento da entrada do recurso hierárquico na Câmara dias depois de isso ter acontecido. Relativamente à acusação de Liliana Silva de que a oposição transformou este processo numa arma de arremesso político, Rui Lages lembrou as afirmações feitas pela chefe do executivo num passado recente.

Liliana Silva a manifestar uma vez mais desconforto pelo facto do líder da oposição ter acesso a “informação privilegiada”, como referiu.

Segundo o Jornal C – O Caminhense conseguiu apurar, no final da reunião não foi entregue qualquer documentação aos vereadores da oposição nem foi avançada qualquer data para a realização da referida reunião extraordinária.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Aprovado projeto para combater os impactos da espécie invasora Egeria densa no rio Minho

A espécie exótica invasora Egeria densa, presente no estuário...

Município testa Plano de Emergência do Heliporto de Arcos de Valdevez

O Município de Arcos de Valdevez, em articulação com...

Quatro municípios do Alto Minho estudam criação de sub-região de Vinhos Verdes

As câmaras de Caminha, Paredes de Coura, Vila Nova...

Concurso de Bandas de Garagem António Barge com inscrições abertas até 28 de junho

Já se encontra a decorrer a 1.ª edição do...