A descida da incidência da covid-19 permitiu a 58 concelhos baixarem de escalão de risco na semana terminada a 8 de dezembro, de acordo com os dados revelados esta segunda-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS).
Caminha foi um dos concelhos a baixar de escalão passando de “muito elevado” para “elevado”
Esta descida não tem, para já, qualquer impacto nas medidas a que cada concelho está sujeito até ao final do atual estado de emergência, que termina às 23h59 de 23 de dezembro, sabendo-se já que será renovado até 7 de janeiro.
Comparando com a situação registada a 2 de dezembro, data que serviu de referência para a classificação dos concelhos feita pelo Governo para o atual estado de emergência, no distrito de Viana do Castelo, deixa de estar em risco extremo o concelho de Valença, que baixa para risco muito elevado, juntando-se aos concelhos de Viana do Castelo, Ponte da Barca e Ponte de Lima.
Estes quatro concelhos do Alto Minho, mantém a proibição de circulação na via pública a partir das 13h00 no fim de semana de 19 e 20 de dezembro, estando em causa o dever de recolhimento entre as 13h00 e as 05h00 do dia seguinte.
Caminha como já referimos e Arcos de Valdevez descem para risco elevado e juntam-se a Monção.
Nos restantes três concelhos do Alto Minho, Vila Nova de Cerveira e Melgaço descem para risco moderado de contágio de covid-19 e juntam-se a Paredes de Coura.