13.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaObras de 150 mil euros para requalificar Teatro Municipal Sá de Miranda

Obras de 150 mil euros para requalificar Teatro Municipal Sá de Miranda

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a investir 150 mil euros em obras de requalificação do Teatro Municipal Sá de Miranda. A empreitada, que já está a decorrer, prevê, no exterior, o tratamento e pintura de todas as fachadas, incluindo caixa de palco; o tratamento e pintura de toda a caixilharia pelo exterior e interior; a substituição de caleiro interior orientado a norte, na cobertura; bem como a limpeza e tratamento das telas da cobertura do Café Teatro.

No interior do equipamento cultural, as obras incluem o tratamento, reparação e pintura de tetos e paredes nos corredores adjacentes às frisas no 2ºpiso; e ainda o tratamento e envernizamento do pavimento de soalho nos corredores adjacentes às frisas no 2º piso.

O Teatro Municipal Sá de Miranda foi inaugurado no dia 29 de abril de 1885. A sua construção deveu-se ao esforço de um grupo de personalidades vianenses que constituiu, em 1879, a Companhia Fomentadora Vianense, com o objetivo de construir um edifício civilizador.

O equipamento corresponde a um teatro à italiana, projetado por José Geraldo da Silva Sardinha, com a plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes. O Pano de Boca foi desenhado por Luigi Manini e pintado por Hercole Labertini, cenógrafos do Teatro S. Carlos e o teto, uma imagem do céu em trompe l´oeil, com retratos de dramaturgos, foi pintado por João Baptista do Rio.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares