Procurando identificar as necessidades da população, o Município tem vindo a dirigir esforços para a área do investimento público, demonstrado grande capacidade de resposta, ao articular infraestruturas com as necessidades dos munícipes.
Dados por concluídos os trabalhos no Centro Cívico, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, revelou que este era “um dos grandes compromissos (…) para este mandato, e (…) também o legítimo anseio de toda esta população”.
O espaço sujeito a intervenção beneficiou de um considerável aumento. Agora redefinido, está totalmente acessível e livre de barreiras arquitetónicas, favorecendo a circulação pedonal.
A plantação arbórea da área foi renovada parcialmente, assim como a iluminação pública e o mobiliário urbano, que foram beneficiados. A intervenção culminou com a recuperação do campo de jogos, e com a construção de um pequeno parque de lazer.
Este foi um investimento significativo de 445 mil euros do orçamento municipal, que o autarca considera que “irá ter retorno para a população que aqui vive”.
“No total dos 308 concelhos do país, o Município de Ponte de Lima ocupa o 30.º lugar relativamente à transferência de competências e verbas não só para as freguesias, mas também para Associações, Clubes e Instituições”, explicou o Eng.º Victor Mendes.
Do orçamento municipal deste mandato, as verbas transferidas para as freguesias do concelho, ultrapassaram os 23 milhões de euros.
“Esta obra vai ficar na história da freguesia como o maior investimento jamais feito [na mesma] ”, afirmou o Presidente da Junta de S. Pedro D’Arcos, agradecendo a dedicação e o compromisso do Município na requalificação do espaço, à semelhança do que havia já sido feito, nomeadamente em diversas “ruas, na casa mortuária, e na construção da escola”.