13.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaMovimento SOS Serra d'Arga pede mão firme às autarquias na responsabilização pelo...

Movimento SOS Serra d’Arga pede mão firme às autarquias na responsabilização pelo incêndio e celeridade na recuperação ambiental da região afectada

Dada a situação crítica de incêndio activo na Serra d’Arga, o Movimento SOS Serra d’Arga contactou os municípios de Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, no sentido de que estes dêem uma resposta célere e firme às necessidades prementes do território afectado pelas chamas.
Apelando à responsabilidade civil, nesta missiva o Movimento SOS Serra d’Arga propõe que os municípios planeiem a implementação de acções de reflorestação, a arrancar já no início do Outono, com recurso a espécies autóctones devidamente adaptadas e apropriadas a cada área específica.
Adicionalmente, o movimento cívico apela a que os autarcas usem os instrumentos ao seu dispor para exigir uma investigação rigorosa deste crime e a devida punição dos responsáveis.
O Movimento SOS Serra d’Arga declara que assumiu o compromisso da protecção do território e que espera que os autarcas façam o mesmo.

 

Texto da carta enviada aos presidentes de câmara:

“Exmo Sr Presidente,

A terra que nos comprometemos a defender encontra-se neste momento sob ataque.
A nossa Serra Sagrada está em chamas, a ser assassinada ainda neste instante, por via de um dos crimes mais torpes que o ser humano já inventou.
A natureza prodigiosa que nela habita é fonte de vida para a nossa região e é o chão no qual depositamos a nossa fé no futuro.
Como tal, exigimos responsabilidade e responsabilização!
É forçoso que o sr. presidente use os instrumentos ao seu dispor para exigir uma investigação rigorosa deste crime e a devida punição dos responsáveis.
É urgente, da sua parte, o compromisso com a protecção do nosso território.
As intervenções de preservação da natureza precisam, mais que nunca, de planificação e, sobretudo, de continuidade.
A nossa Serra d’Arga carece imediatamente de um plano para a sua reflorestação. Um projecto a ser implementado já neste mês de Outubro, com recurso a espécies autóctones devidamente adaptadas e apropriadas a cada área específica.
As populações estão prontas, disponíveis, motivadas. O Movimento SOS Serra d’Arga está disponível para colaborar em tudo o que estiver ao nosso alcance.
É da sua responsabilidade criar as condições para que a recuperação deste desastre ocorra de forma eficaz e célere.
Está nas mãos de todos resgata”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares