Nasceu na freguesia da Meadela no concelho de Viana do Castelo há 11 anos. Começou discreta mas, nos últimos 11 anos, soube crescer e transformar-se numa empresa de sucesso. O Empreende + desta semana convida-o a conhecer a Motriviana – Clínica de Motricidade, Saúde e Bem-Estar Unipessoal LDA, uma referência a norte do país.
Dedicada à prestação de serviços nas áreas da terapia e reabilitação, a Motriviana é hoje uma entidade certificada pela ERS (Entidade Reguladora da Saúde) como prestadora de cuidados de saúde.
Com uma vasta equipa de profissionais a trabalhar nas mais diversas áreas, Alexandrina Fernandes é o rosto visível da Motriviana.
Numa entrevista ao Jornal C, a fisioterapeuta, portadora de um curriculum vitae extraordinário, com dois cursos superiores, caminha para a sua terceira pós-graduação, osteopata e brevemente Mestre em Educação Especial, deu a conhecer um pouco mais da empresa que criou e ajudou a crescer na última década.
“A Motriviana foi criada há precisamente 11 anos. Começamos na Meadela com um espaço que ainda hoje mantemos e, em 2011, abrimos um segundo espaço na Abelheira. No ano passado, ou seja, em 2014, abrimos em Braga”.
Mas o que é a Motriviana? Alexandrina Fernandes explica que se trata de uma empresa abrangente com duas áreas distintas de atuação.
“A Motriviana é um espaço abrangente com duas grandes áreas: Por um lado temos a área dos serviços com a qual começamos em 2005 e a área da formação profissional que expandimos em 2010”.
Na área dos serviços a Motriviana apresenta um leque variado de massagens, direcionadas a alívio/ tratamento de lesões, tais como dores musculares, tendinites, escolioses, contraturas, entre outras. “Uma massagem terapêutica deve ser feita numa base regular para manutenção da saúde e prevenção de doença. Dispomos também de consultas de Osteopatia, Acupuntura, Shiatsu e Psicologia. Além da componente terapêutica temos a área SPA, massagem com pindas, massagem infantil, massagem com bambus, massagem com pedras vulcânicas, candle massage, entre outras”.
Relativamente a serviços de estética destaque para a epilação, limpeza de pele, depilação a luz pulsada intensa, tratamentos acne, manicure, pedicure, tratamentos de emagrecimento através de massagens redutoras, radiofrequência, cavitação, gessoterapia, mesoterapia homeopática, drenagem linfática manual, entre outros. “No âmbito da promoção da saúde, comercializamos diversos produtos naturais, como suplementos vitamínicos, drenadores, relaxantes e suplementos alimentares, de marcas registadas e de elevada segurança e eficácia”.
Em 2010 a Motriviana decide alargar a sua atuação e estender os seus serviços a outra área: a formação profissional.
“Neste momento temos uma série de cursos vocacionados para a área da estética e da saúde. Somos uma entidade certificada nas áreas de terapia e reabilitação, desporto, enfermagem, apoio a crianças e jovens, trabalho social e orientação, cuidados de beleza, saúde e formação de professores/ formadores de áreas tecnológicas”, explica.
Com a maioria dos cursos a funcionarem em horário pós laboral e aos fins de semana, a Motriviana pretende assim ser mais abrangente e chegar ao maior número possível de pessoas.
“Os nossos cursos decorrem na sua maioria em horário pós laboral e aos fins de semana, isto para darmos também resposta a pessoas que estejam a trabalhar e que não consigam frequentar um curso em horário laboral”.
Em 2012 a Motriviana foi reconhecida ao nível de certificações. A empresa tornou-se assim uma entidade certificada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) em diversas área, tais como mencionadas anteriormente. É ainda certificada pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), como unidade formativa, relativamente ao curso de Suporte Básico de Vida e pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).
A Motriviana desenvolve formação à medida das empresas, no âmbito da obrigatoriedade das 35 horas anuais. Com sede em Viana do Castelo, onde tem dois espaços, a Motriviana abriu em 2014 uma terceira clínica na cidade de Braga, Maximinos. Alexandrina Fernandes explica o porquê deste salto. Formou-se em Osteopatia há 7 anos e devido ao sucesso dos seus tratamentos, rapidamente atingiu um número fantástico de clientes satisfeitos por toda a zona norte.
“Decidimos abrir em Braga porque comecei a ter muitos clientes daquela zona, nomeadamente Guimarães e Famalicão. Com o número de clientes que a Motriviana já tinha pensamos que se justificava abrir um terceiro espaço naquela zona e foi então que decidimos ir para Braga. Trata-se de um espaço mais dedicado à osteopatia”.
Na Motriviana trabalham 12 pessoas a tempo inteiro e algumas em regime de prestação de serviços. O lema é manter, sempre que possível, os profissionais, como explica Alexandrina Fernandes.
“Nós tentamos sempre manter os nossos profissionais e neste momento temos pessoas que estão a trabalhar connosco desde que abrimos”.
A área da formação é neste momento a grande aposta da Motriviana que, com os seus cursos, quer ajudar as pessoas a mudar de vida.
“A maioria dos nossos formandos são pessoas que querem mudar de vida. São situações de pessoas que estão desempregadas e que querem expandir a sua vida profissional. Por outro lado temos os profissionais que nos procuram porque querem evoluir na sua profissão”.
Com alguns casos de sucesso, a Motriviana dá conta de pessoas desempregadas que através das ações de formação que frequentaram na Motriviana conseguiram dar um novo rumo à sua vida.
“Temos por exemplo casos de professores que estavam desempregados e que hoje em dia estão a trabalhar na área das massagens. São histórias muito interessantes e já tem acontecido situações de pessoas descobrirem aqui a sua verdadeira vocação”.
Para além da formação, a Motriviana proporciona também estágios em empresas, estágios esses que muitas vezes resultam num novo emprego.
“Temos muitas pessoas que vêm até nós à procura de uma segunda oportunidade e a verdade é que alguns se tornam casos de sucesso. Temos muitos formandos que acabam por ficar nos locais de estágio e isso para nós é muito gratificante”.
Continuar a servir cada vez melhor é o objetivo da Motriviana, uma empresa que se orgulha de conquistar mas também de conservar os seus clientes.
“Para mim é um orgulho poder afirmar que temos clientes que estão connosco desde o início, portanto há 11 anos. Isso é muito bom porque significa que as pessoas confiam no nosso trabalho”.
Crescer é outro dos grandes objetivos da Motriviana que muito brevemente irá avançar com a abertura de uma policlínica na Meadela, como revelou ao Empreende + Alexandrina Fernandes.
“É um projeto que queremos implementar na loja da Meadela. Neste momento estamos num processo de negociação com vários médicos de várias especialidades para ali podermos criar uma policlínica. Como lhe disse vamos ter vários serviços, nomeadamente pediatria, análises clínicas, medicina geral, cirurgia geral, nutrição, terapia da fala, psicologia, osteopatia pediátrica, entre outros. Naquele espaço que foi onde nós nascemos e que tem uma excelente localização, queremos criar novos serviços relacionados com as especialidades médicas”.
Para quem ainda não conhece a Motriviana, Alexandrina Fernandes sugere uma visita ao site da empresa onde é prestada toda a informação, inclusive a forma de chegar às clínicas. Em www.motriviana.com os interessados podem chegar mais facilmente à Motriviana.