Moradores contestam localização de antena de telecomunicações em Viana do Castelo

Data:

Um grupo de moradores contestou hoje, no período aberto ao público da reunião de Câmara de Viana do Castelo, a instalação de uma antena de telecomunicações na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, pelo impacto na saúde e ambiente.

Em causa está uma antena de telecomunicações 5G instalada na Rua Alto Xisto, em Santa Marta de Portuzelo, a cerca de “100 metros das habitações”, contestada desde 2019.

Hoje, na reunião camarária, o porta-voz dos moradores, Marcelino Ferreira, referiu que a população contesta veementemente a permissão de instalação, em propriedade privada, de uma antena de telecomunicações”

Os moradores lançaram um abaixo-assinado, com cerca de mil assinaturas, a solicitar diligências urgentes, de compromisso e garantia na retirada da referida antena para ser relocalizada”.

No documento, salientam “as fundamentais razões de elevada preocupação, como o ruído, saúde, desvalorização patrimonial, distância das habitações contíguas, ambiente, ordenamento do território e estética”.

Na resposta, o presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que já “contratou uma empresa especializada, externa à autarquia, para avaliar o ruído que os moradores dizem ter aumentado, para, junto do operador que licenciou a infraestrutura, normalizar a situação ou até efetuar diligências no sentido da sua relocalização”.

“Isto, se se provar, efetivamente, que os moradores têm razão no que são os níveis de ruído que a infraestrutura provoca”, frisou Luís Nobre.

O autarca socialista acrescentou que está disponível, “no limite, a intentar uma ação popular”.

“Só assim poderemos ter algum efeito prático. Com quanto mais certeza factual, mais sucesso teremos. Tendo factos podem atuar. Seria enganar as pessoas e criar expectativas se dissesse que podia resolver o problema”, frisou.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Ministério do Ambiente estuda financiamento de 6 ME a ecovia e ETAR em Melgaço

O ministério do Ambiente vai estudar o financiamento de...

Melgaço e Ponte de Lima perdem dois autocarros expresso para o Porto

A empresa de transportes Auto Viação do Minho (AV...

Investimento de 3,5 ME para explorar marinas de Viana do Castelo cria 16 empregos

Um grupo de investidores de Viana do Castelo vai...