O Município de Monção adianta, em comunicado, que entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016 o desemprego no concelho diminuiu 29,88%, passando de 629 para 441 pessoas, equivalente a menos 188 desempregados.
De acordo com a autarquia, este resultado, que remonta a números de uma década atrás, coloca o concelho como o melhor, em termos de redução percentual, entre os 24 municípios da região do Minho.
“Estes valores, publicados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional na habitual avaliação mensal, refletem a opção fiscal e a estratégia de desenvolvimento do atual executivo municipal mas também a vontade e a capacidade dos empresários nacionais e locais que, nos últimos tempos, tem investido no nosso território”, refere.
O autarca local, Augusto de Oliveira Domingues, denota satisfação pelos resultados obtidos e persistência em trilhar o mesmo caminho: “Cerca de duzentas pessoas que, em finais de 2015 estavam no desemprego, encontram-se agora numa situação melhor. É positivo mas não chega. Faltam os restantes. É por eles que prometemos continuar a trabalhar com a mesma firmeza e determinação”.
O desemprego desceu em todos os concelhos da região minhota. No distrito de Braga, contabilizam-se agora 37 236 desempregados, menos 9 115 que em finais de 2015. No distrito de Viana do Castelo, assistiu-se à redução de 1 856 desempregados, situando-se agora em 8 440.
Os concelhos de Vila Nova de Cerveira, com 24,85%, e Ponte de Lima, com 20,97%, acompanham Monção nos lugares cimeiros do posicionamento distrital. Relativamente ao distrito de Braga, a descida mais acentuada verificou-se no concelho de Amares com 25,55%.