8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaMissão Ucrânia: Caminha angaria voluntários e alojamentos temporários

Missão Ucrânia: Caminha angaria voluntários e alojamentos temporários

O Município de Caminha está a angariar voluntários e alojamentos temporários, no âmbito da iniciativa “Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia”, para dar resposta ao fluxo migratório devido à Guerra na Ucrânia. Esta campanha a favor do povo ucraniano incluirá, numa primeira fase, a recolha de bens essenciais e a identificação de alojamento temporário para refugiados. A iniciativa “Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia” é promovida em parceria com o Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho e os seus 10 municípios associados, o CDOS (Comando Distrital de Operações e Socorro) de Viana do Castelo e o Banco Alimentar de Viana do Castelo. Em Caminha, a campanha conta ainda com a colaboração de todas as Juntas de Freguesia do Concelho.

ALOJAMENTO TEMPORÁRIO
Quem quiser disponibilizar alojamento temporário para acolher refugiados oriundos da Ucrânia, seja em habitação secundária ou alojamento local neste momento disponível, bem como hostels, albergues ou quarto em habitação própria, poderá fazê-lo através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/m9x5LtrkBRepg24RA. O Município de Caminha efetuará a triagem e encaminhamento dos refugiados de acordo com as necessidades e as características do agregado familiar.

VOLUNTARIADO
Outra forma de colaborar na Campanha é como voluntário, seja na recolha e tratamento de bens essenciais ou do fornecimento de serviços de notariado, jurídico, tradução, ensino da língua portuguesa ou outro. Os voluntários deverão inscrever-se através do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/mZtZu7qXsmLJEPZR7 ou presenciamente no Município de Caminha.

RECOHA DE BENS OU DONATIVOS
Poderão ainda colaborara na campanha através da entrega de Bens Alimentares, como: Cereais (trigo, milho, trigo sarraceno, aveia), Alimentos enlatados (peixe, carne), Salsichas de armazenamento longo, Queijos duros, Nozes e frutos secos, Embalagens de biscoitos. Poderão ainda doar artigos de saúde, como: compressas estéreis em embalagens individuais (com componente elástico de compressão de primeiros socorros), Ligaduras e Gaze (estéril), Ligadura oclusiva torácica (em gel), Fita adesiva (não-tecido), Luvas de nitrilo (não-estéreis), Cobertor térmico (em polietileno), Meios mecânicos para parar hemorragias (Garrotes, Pomadas hemostáticas), Tubos nasofaríngeos (tubos de Guedel com lubrificante), Tesouras para cortar roupa e sapatos. As entregas poderão ser efetuadas nas Juntas de freguesia de Vila Praia de Âncora e de Caminha e Vilarelho.
Respondendo também ao apelo da Cruz Vermelha Portuguesa, também poderão colaborar através de donativos, revertem para o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cujos elementos, ao abrigo do Direito Internacional Humanitário, se encontram em território ucraniano a prestar apoio direto às pessoas vítimas do conflito. As doações podem ser feitas online – icrc.org – ou através do IBAN do Comité Internacional da Cruz Vermelha: CH25 0024 0240 C012 9986 5.
Para mais informações, poderá contactar o serviço de Ação Social do Município de Caminha através do número de telefone 258710300.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares