Minta & The Booktrout que são Francisca Cortesão e Mariana Ricardo, o power duo lisboeta, vem à Galiza para uma mini-tour terminando no próximo Domingo 4 de Junho na associação cultural Betún em Tui.
Desde cedo que Francisca Cortesão deu razões suficientes para acreditarmos na sua capacidade de criar canções eternas. Enquanto Minta, tem vindo a apurar cada momento de composição. Fá-lo rodeada de gente próxima do seu mundo, próxima de si.
Este é um ano marcante para Minta. Chegando à primeira década de carreira, surge mais uma digressão pelo país e um disco novo. Desde o EP estreia ‘You’ que Francisca Cortesão alinhou graciosamente um conjunto de álbuns, consolidando ideias e uma linguagem musical imediatamente reconhecível. No total temos entre mãos um longo e sólido percurso, repleto de canções bem trabalhadas e atentas aos detalhes. A delicadeza e simplicidade com que se apresentam põe à prova a melhor das veias pop.
Naquela é a estreia no selo nacional NorteSul / Edições Valentim de Carvalho, o conjunto das onze canções concretizam todas as polaroids sonoras desde há muito captadas por Minta. Estórias de verões tardios com cheiro a maresia e uma brisa de nostalgia compõem o fundo imaginário de Slow. A espaços, espreita-se a folk dada a road trips com destinos incertos e surgirá alguma aura dos melhores do nosso tempo: de Bill Callahan/Smog a Bonnie ‘Prince’ Billy. Um claro sentido de benção cuja beleza das ilustrações de José Feitor (já habitual colaborador) consolidam parte das sugestões imagéticas presentes nas letras.