6.7 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 15 Janeiro, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaMiguel Alves:“Um orçamento para a tempestade, mas que serve para preparar os...

Miguel Alves:“Um orçamento para a tempestade, mas que serve para preparar os dias de bonança”

O orçamento é superior em quase dois milhões de euros ao de 2020, um aumento justificado pelo presidente da Câmara com “investimentos de 1,5 milhões de euros e despesas de capital, sustentadas nos fundos europeus que foram garantidos para o próximo ano”.

“Cerca de 500 mil euros é aumento das despesas correntes essencialmente em três rubricas: pessoal (+167 mil euros) por causa da atualização de salários e reclassificações, apoio a instituições sem fins lucrativos (+ 173 mil euros) e apoio social às famílias (+52 mil euros)”, especificou Miguel Alves.

Em declarações à agência Lusa, o autarca disse tratar-se de “um orçamento para a tempestade, mas que serve para preparar os dias de bonança”.

“Enfrenta a borrasca, reforçando o apoio à família, às instituições e aos mais desfavorecidos, mas continua a trabalhar para o dia seguinte à pandemia, construindo escolas, alargando as redes de água e saneamento, preparando o espaço público para as pessoas que vão regressar ao nosso concelho em férias e lazer e apostando nas freguesias com reabilitação de património e criação de novas estruturas que valorizam o território”, disse.

Segundo Miguel Alves, o PAO para 2021 “destina 573 mil euros às instituições sem fins lucrativos e 77 mil euros para apoio direto às famílias (rendas, luz, água de famílias mais carenciadas)”.

“A isso acresce empréstimo de curto prazo no valor de 800 mil euros que servirá, essencialmente, para antecipar receita às freguesias, dando-lhes liquidez imediata no início do ano para gerir a difícil situação que vivemos”, destacou.

Miguel Alaves realçou “o investimento de 2,2 milhões de euros em saneamento básico nas freguesias de Venade, Azevedo, Moledo e Ancora, 1,7 milhões na escola básica e secundaria de Caminha, 1,1 milhão na escola básica do Vale do Âncora e 700 mil euros no novo mercado municipal de Caminha”.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares